A MINI pôs um ponto final no mistério sobre o visual definitivo do Cooper Coupe, a nova variante do compacto que será apresentado em setembro deste ano no Salão de Frankfurt, na Alemanha. Além da nova concepção de carroceria, o modelo na versão esportiva top de linha JCW (John Cooper Works), com motor 1.6 turbo de 208 cv, é o carro mais rápido já produzido pela montadora britânica. Segundo a marca do grupo BMW, o carro vai do 0 aos 100 km/h em 6,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 240 km/h.

Haverá também versões mais comportadas nas mesmas especificações do Cooper convencional, como as variantes 1.6 16V de 121 cv e o S com bloco 1.6 turbo de 181 cv, ambos oferecidos no mercado brasileiro. Já a transmissão pode ser manual ou automática. A MINI, porém, ainda não definiu os preços de seu novo produto, mas confirmou que o modelo estreia nas concessionárias na Europa no último trimestre de 2011. No Brasil, a chegada do carro é esperada ainda para o primeiro semestre de 2012.

MINI Cooper Coupe
Divulgação

MINI Coupe na versão JCW (foto) é o carro mais rápido já feito pela marca: atinge 240 km/h

O visual deste MINI é obviamente marcado pelo desenho da coluna C até a traseira. O caimento suave forma um arco, caracterizando-o como um cupê. O veículo ainda possui um pequeno aerofólio retrátil acima da tampa do porta-malas. Quando o carro passa dos 80 km/h, a asa salta da carroceria automaticamente, mas é possível acioná-la também com o carro parado ao toque de um botão no painel. Já visto de frente, o Coupe é um Cooper normal.

MINI Cooper Coupe
Divulgação

Por conta do desenho diferenciado da capota, este MINI leva apenas dois ocupantes na cabine

A cabine também tem o mesmo desenho básico da linha Cooper, com inúmeros elementos redondos pelo painel e a combinação de cores no acabamento. Entretanto, por conta do desenho mais exótico do carro, o Coupe leva apenas o motorista e passageiro. Não há bancos na parte traseira, que é ocupada pelo porta-malas com 280 litros de capacidade.

Thiago Vinholes

|