Não é só para conferir mais segurança, rigidez torcional ou até mesmo facilitar a produção e o desenvolvimento de novos projetos, a arquitetura modular global utilizada pela Toyota está trazendo consigo algumas mudanças interessantes nos carros da marca.

Conhecida pela sigla em inglês TNGA (Toyota New Global Architecture), aqui no Brasil o único modelo que possuímos construído sob a nova plataforma é o Prius, o que demonstra até a versatilidade da nova matriz em termos de propulsão, porém a TNGA também influenciará até mesmo na proposta dos futuros modelos da marca.

De acordo com alguns executivos da marca, a ideia é que além de facilitar a adoção de novos sistemas de propulsão, a TNGA também traga consigo mudanças até mesmo no design dos carros da Toyota, que deverá ganhar visual mais arrojado e esportivo como visto no Camry 2018.

Logo, a Toyota quer acelerar daqui para frente o movimento de migração dos carros de passeio que poderão ser baseados na nova arquitetura.

Com isso, algumas informações provenientes dos EUA nos dão conta de que a nova geração do Corolla deverá ser revelada por lá em 2019 já projetada de acordo com as melhorias introduzidas pela plataforma TNGA. Algumas unidades do novo Corolla inclusive foram flagradas em testes nos EUA, mas até o momento nada que permitisse tirar alguma conclusão sobre o design.

Essa rapidez da Toyota para unificar a plataforma de seus carros de passeio também terá impacto em outro modelo que só falta a confirmação oficial para a estreia no país. Estamos falando do Yaris, que deverá ganhar uma nova geração em 2020, portanto um ano depois do Corolla e também construída com a plataforma modular global. Ainda não existe previsão de um prazo para o Yaris sedã também receber a novidade.

Por fim, envolvendo os produtos que são oferecidos no Brasil, o SUV médio RAV4 estreou a linha 2017 por aqui com um facelift já oferecido há muito mais tempo em outros mercados. Essa demora ocorreu devido às vendas muito baixas do modelo por aqui, que neste ano ainda contava com algumas unidades 2015 comercializadas como novas nas lojas. A nova geração do RAV4, contudo, está prevista para surgir em 2018 nos EUA como modelo 2019. Vale destacar que o RAV4 é o modelo mais vendido da marca por lá e qualquer movimentação da Toyota envolvendo o RAV4 é amplamente noticiada pelos norte-americanos. Como o RAV4 chega importado ao Brasil, é bem possível que seguiremos o cronograma de lançamentos internacional do produto.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |