Lançado em 2008 na Europa, apesar de ser um bom SUV médio o Volvo XC60 já dá sinais de que precisa de uma renovação urgente.

Em um esquema parecido ao que ocorreu com o XC90, que demorou 10 anos para ser renovado, a Volvo fará a espera valer a pena.

Algumas unidades da nova geração do XC60 já foram flagradas em testes de inverno na Suécia e o modelo realiza os ajustes finais.

A novidade utilizará a mesma plataforma modular que sustenta o XC90 e o S90, o que abre espaço para versões híbridas plug-in e até mesmo elétricas.

Vários elementos de design presentes no XC90, como você pode ver na foto acima, estarão no primo menor XC60, como o Martelo de Thor nos faróis e o estilo mais quadradão da carroceria, o que ajuda a melhorar o espaço interno.

Na parte interna, o XC60 finalmente deverá ganhar um console central mais moderno, provavelmente compartilhando com o XC90 a mesma central multimídia com uma generosa tela sensível ao toque. Ela também permitirá controlar os comandos da ventilação e outros recursos do carro.

Recursos de condução semi-autônoma, como o piloto automático adaptativo, além de sistemas de segurança como o detector de animais de grande porte também deverão estar presentes no XC60 renovado.

A previsão é que a nova geração do Volvo XC60 chegue ao mercado europeu em 2017 ou até o início de 2018, chegando ao Brasil alguns meses depois.

César Tizo

César Tizo |