O Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos para América e o Caribe), divulgou nesta terça-feira mais alguns testes realizados com modelos à venda na região.

O destaque positivo vai para a nova geração da Toyota Hilux, que já está sendo produzida na Argentina e comercializada no Brasil. O modelo repetiu a boa avaliação da unidade tailandesa avaliada em setembro deste ano e também atingiu a excelente marca de 5 estrelas tanto para a proteção de adultos como para crianças.

Uma novidade importante, que ajuda a dar sinais de que ele também chegará ao Brasil, é a avaliação do Hyundai Creta. O modelo, um SUV compacto, foi importado da Índia e deixou a desejar no resultado final, com 4 estrelas para a proteção de adultos e apenas 3 para crianças. “A falta de equipamentos como os freios ABS, lembrete de cinto de segurança para o passageiro e o fato de o fabricante não ter patrocinado o teste de impacto lateral limitou a qualificação. A configuração do equipamento foi feita pela matriz do fabricante. A falta deste equipamento padrão como versão básica neste modelo decepciona o Latin NCAP, considerando que são importantes para a segurança dos passageiros, junto com o controle eletrônico de estabilidade, que sua concorrência incluiu, como o Jeep Renegade e o Honda HR-V”, explicou a entidade independente de segurança viária. 

 
 
Hyundai Creta Hyundai Creta
Hyundai Creta Hyundai Creta
Volkswagen Fox Volkswagen Fox
Volkswagen Fox Volkswagen Fox
Nissan March Nissan March
Nissan March Nissan March
Mitsubishi Montero Sport Mitsubishi Montero Sport
Mitsubishi Montero Sport Mitsubishi Montero Sport
Mitsubishi Montero Sport Mitsubishi Montero Sport
Nissan Versa Nissan Versa
Nissan Versa Nissan Versa
Toyota Hilux Toyota Hilux
Toyota Hilux Toyota Hilux
 
 

O Volkswagen Fox, com 4 estrelas para adultos e apenas 2 para crianças, assim como o Nissan March, com 4 e 1 estrela, respectivamente, deveriam entregar resultados melhores. “A Nissan tinha patrocinado o teste do March em 2011. Nesse momento, o Latin NCAP tinha ressaltado a estrutura instável do March em comparação com a versão europeia chamada Micra, testada pelo Euro NCAP em 2010. O Latin NCAP destaca agora as melhorias que a Nissan fez neste modelo. [Porém] a baixa pontuação atingida para a proteção infantil se deve à falta de cintos de três pontos em todas as posições, à falta de possibilidade de desconectar o airbag do acompanhante, à má sinalização de advertência de quando se coloca um sistema de retenção infantil voltado para trás e à falta de ancoragens ISOFIX”, declarou o Latin NCAP.

O sedã Nissan Versa, que compartilha o mesmo projeto com o March, terminou a avaliação com 4 estrelas na proteção para adultos e apenas 2 para o passageiro infantil. Já o Toyota RAV4, importado do Japão, foi bem melhor e conseguiu 5 estrelas para a proteção de adultos e 4 para crianças.

Por fim, o Latin NCAP também avaliou a nova geração do Mitsubishi Montero Sport, modelo que é conhecido como Pajero Sport no Brasil e começará a ser vendido por aqui em breve. O SUV grande recebeu 5 estrelas para o ocupante adulto, porém só 3 para o passageiro infantil. “A criança de 18 meses recebeu boa proteção, mas a cabeça da criança de três anos entrou em contato com o banco do motorista causando uma perda de pontos. O encosto do banco traseiro, por trás do dummy de três anos, se soltou no teste”, alerta o Latin NCAP.

Nissan March

Toyota Hilux

Mitsubishi Pajero Sport

Toyota RAV4

Volkswagen Fox

Nissan Versa

Hyundai Creta

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |