Ainda vai demorar, mas segundo o AUTOO apurou a Toyota já trabalha com fornecedores brasileiros para preparar a nova geração do Corolla no país. A estreia, contudo, ainda vai demorar um pouco e o modelo só deverá chegar às concessionárias em 2019 possivelmente como linha 2020. Vale lembrar que a presente geração do sedã ainda é nova e estreou por aqui em 2014, portanto ela ainda tem um certo fôlego no mercado.

O Corolla atualmente é o líder disparado entre os sedãs médios, registrando 9.240 emplacamentos no acumulado do ano, posicionando-se bem a frente de rivais como o Honda Civic (2.755) e o Nissan Sentra (1.783). A situação deverá mudar um pouco, contudo, com a estreia do Honda Civic renovado a partir do segundo semestre deste ano. Com um conjunto mecânico bem mais avançado, incluindo o motor 1.5 turbo, além de um salto exponencial no que diz respeito ao design e equipamentos, o sedã deverá passar a conquistar mais clientes dentro segmento. Até mesmo quem está acostumado a comprar carros de outras categorias poderá voltar os olhos para o sedã, movimento parecido com o que ocorreu com o lançamento da oitava geração do modelo em 2006 no Brasil.

Logo, a Toyota sabe que não pode ficar amparada somente em sua boa reputação por aqui. Segundo reportagens da mídia especializada internacional, a próxima geração do Corolla promete ser bem arrojada. O visual deverá ser inspirado pelo que observamos no novo Prius e o Corolla utilizará a nova plataforma TNGA, o que permitirá a adoção de equipamentos importantes como os importantes controles de estabilidade e tração.

Essa nova arquitetura, segundo declarou Jim Lentz, CEO da Toyota para a América do Norte, ao jornal USA Today resultará em um Corolla com “centro de gravidade mais baixo, melhor rodar e dirigibilidade e menor peso para ajudar no menor consumo”. Portanto, fica claro que, assim como ocorrerá com o Civic, o Corolla também deverá adotar um caráter mais esportivo. No campo dos motores, é bem possível que até lá o Corolla também passe a contar com alguma opção turbo no leque de opções. 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |