Após ter sido destaque no Salão de Buenos Aires, a nova geração do hach médio Focus é lançada no Brasil, alinhando-se à linha global da marca - apenas oito meses depois de ter sido lançado na Europa.

Nas lojas a partir do mês de agosto, o mais importante modelo da Ford em número de vendas e líder no mercado de hatches médios desde 2012, aposta em alterações no visual, mais tecnologia embarcada e melhorias na engenharia do veículo (embora mantenha a mesma plataforma da geração anterior), para concorrer com modelos como o Volkswagen Golf, seu principal rival, e Chevrolet Cruze. Os preços vão de R$ 69.900 para a versão SE até R$ 95.900 para a top de linha Titanium.

Para começar a versão S foi extinta, e, desde a versão de entrada, SE, o modelo traz rodas de liga leve aro 17", freio a disco nas quatro rodas e um sistema inédito nos carros da Ford batizado de Advance Trac, um controle de tração e estabilidade que atua de maneira preventiva. Nova calibração da suspensão independente, mais rigidez torcional na carroceria e nova calibração na direção elétrica foram algumas das mudanças visando melhor dirigibilidade e precisão na direção. Esta versão vem equipada com o 1.6 Sigma Flex, com 135/131 cv e transmissão manual de 5 velocidades. Outros destaques da configuração: chave programável MyKey, sistema de conectividade SYNC com sistema AppLink e assistência de emergência (já conhecido no Ford Ka) , sensor de chuva, retrovisor eletrocrômico, entre outros equipamentos. Vale ressaltar que a Ford manteve o mesmo preço da antiga versão S, R$ 69.900.

A versão SE Plus 1.6 custa R$ 71.900 e acrescenta rodas exclusivas (também de 17 polegadas), airbags laterais, bancos em couro, sensor de estacionamento traseiro e ar condicionado digital dual zone e controle de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade.

Já a versão SE Plus 2.0 AT é equipada com o bloco 2.0 Direct Flex de 178/175 cv e conta com transmissão sequencial de seis velocidades. A novidade é que agora há borboletas para troca de marcha atrás do volante. O preço desta configuração é R$ 78.900.

Por mais R$ 8 mil, a versão Titanium adiciona airbags de cortina, rodas exclusivas, chave com sensor de presença, acabamento interno diferenciado, tela sensível ao toque, sistema de navegação e sistema de audio Sony com 9 alto-falantes.

Por fim, a top de linha Titanium Plus, traz muita tecnologia embarcada por R$ 95.900. Entre os destaques está um inédito assistente de frenagem autônomo com sensores, que ajuda a evitar colisões em velocidades de até 50 km/h. Outro destaque é o sistema de estacionamento automático para vagas paralelas, perpendiculares e saída de vaga paralela. No mais, há faróis bi-xenon adaptativos com luzes diurnas de LED, espelho com rebatimento elétrico, banco de motorista com ajuste elétrico e teto solar.

Os consumidores que compraram o Focus modelo 2014/2015 - lançado em setembro de 2013 - têm direito a uma pré venda exclusiva a partir de amanhã com 15% de desconto. Os demais mortais, devem esperar até agosto para ter um desses na garagem.

 
 
Novo interior do Focus manual fica melhor com a nova central multimídia Novo interior do Focus manual fica melhor com a nova central multimídia
Ford Focus 2015 deve demorar a chegar ao Brasil Ford Focus 2015 deve demorar a chegar ao Brasil
Focus ganha atualização na Europa, modelo vendido no Brasil foi lançado em 2011 Focus ganha atualização na Europa, modelo vendido no Brasil foi lançado em 2011
Ford Focus 2016 Ford Focus 2016
Ford Focus Sedan 2016 Ford Focus Sedan 2016
Ford Focus hatch 2016: preços parecidos, mas mais conteúdo Ford Focus hatch 2016: preços parecidos, mas mais conteúdo
 
 
Karina Simões

Karina Simões |