No final do mês de março, as concessionárias Volkswagen começam a receber as primeiras unidades do novo Touareg. O SUV alemão, produzido desde 2002 na Eslováquia, está na quarta atualização. Para a linha 2015, ele ganhou retoques visuais na dianteira e na traseira, novas rodas e pneus, além de mais equipamentos. As versões oferecidas no Brasil serão equipadas com motores V6 e V8 no caso da top de linha R-Line. A montadora ainda não divulgou o valor das versões, apenas adiantou que os preços partem dos R$ 250 mil, cerca de R$ 18 mil mais caro que o cobrado pela linha anterior.

Tapa no Visual

As alterações no design do SUV foram sutis, mas suficientes para alinhar o jipão à nova identidade visual da marca. Destaque para os faróis, agora maiores e com formato trapezoidal. Diferentemente do modelo anterior, a grade é cortada por quatro frisos cromados transversais - em vez de dois -, e o para-choque dianteiro tem três aberturas de ar, separadas por um vinco em V, também com frisos cromados.

Na traseira, as lanternas de neblina em LEDs no para-choque foram reposicionadas e, como no modelo anterior, o para-choque também abriga os refletores traseiros. As dimensões do modelo praticamente não sofreram alterações, são 4,80 metros de comprimento, 1,94 m de largura e 1,70 m de altura com distância entre-eixos de 2,89 m.

 
 
Novo Touareg desembarca no Brasil partindo dos R$ 250 mil Novo Touareg desembarca no Brasil partindo dos R$ 250 mil
Interios com acabamento caprichado do VW Touareg Interios com acabamento caprichado do VW Touareg
Jipão da Volks chega nas versões V6 e V8 R-Line Jipão da Volks chega nas versões V6 e V8 R-Line
O modelo conta agora com mais tecnologia O modelo conta agora com mais tecnologia
O Touareg 2015 está na quarta atualizacão O Touareg 2015 está na quarta atualizacão
Interior da versão V8 R-Line Interior da versão V8 R-Line
 
 

V6 e V8 R-line

O Touareg conta com duas versões: V6 e V8 R-line. A configuração V6 traz o motor FSI 3.6 com 280 cv a 6.200 rpm e torque de 37 kgfm aos 2.900 giros, associado à transmissão automática tiptronic de oito marchas. Segundo a Volks, com o V6, o Touareg acelera do zero aos 100 km/h em 7,8 s e alcança a velocidade máxima de 228 km/h.

Quanto aos equipamentos de série, a versão V6 está bem servida. Há faróis bixenônio, rodas de liga leve de 19 polegadas, sistema de tração integral 4MOTION com diferencial autobloqueante, volante multifuncional, sistema de entretenimento com tela sensível ao toque e navegação integrada, detector de fadiga, controle eletrônico de estabilidade, entre outros. A versão topo de linha V8 R-Line traz sob o capô um motor de 4.2 litros com 360 cv e transmissão automática de oito marchas. De acordo com a montadora, ele atinge a velocidade máxima de 245 km/h e vai da imobilidade aos 100 km/h em 6,5 segundos – uma marca significativa para um veículo de 2.075 kg.

Além da performance, a versão R-line possui alterações visuais que o deixaram com um "quê" mais esportivo. Há para-choques exclusivos, aerofólio traseiro, rodas de liga-leve de 20 polegadas com desenho exclusivo, saída de escapamento com novo desenho, grade frontal com logo R-Line e acabamento interno que faz alusão à versão.

O sistema de suspensão a ar do touareg V8 também merece destaque. Ela permite, por exemplo, aumentar a distância do veículo em relação ao solo em até 300 mm em percursos fora de estrada. Em velocidades altas, a carroceria é rebaixada automaticamente pela suspensão pneumática. Todas as versões do SUV contam com um programa de direção off road operado por um botão rotativo de dois estágios que fica no interior do carro. Ele configura os sistemas de freios e controle de tração para uso fora de estrada e ativa o assistente de partida em subida e os pontos de trocas de marchas do câmbio automático.

O pacote tecnológico inclui, de série, freios com sistema “Multicollision Brake”. Esse sistema de frenagem aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve num acidente para reduzir de forma significativa a energia cinética residual. Isso ajuda a evitar colisões secundárias. Outra novidade é o sistema "Pro Active", cujos cintos dos passageiros são tensionados caso o veículo detecte que uma colisão é iminente.

A lista de opcionais é imensa. Entre eles há um sistema de câmeras que permitem uma visão de 360° em torno do carro, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) aperfeiçoado e o Front Assist, que ao detectar a necessidade de frenagem de emergência, avisa o motorista por meio de alerta sonoro e visual e prepara os freios para a situação, aproximando as pinças dos discos de freio.

Para todos os gostos

O novo Touareg será oferecido no mercado brasileiro em 12 cores, novidades nalinha são apenas três: Azul Reef, Marrom Oak e Bege Ouro e três perolizadas. O interior da versão V6 também pode ser personalizado, com três opções de tonalidades de couro para revestimento dos bancos: bege, marrom ou preta. A versão V8 R-Line será oferecida apenas em couro preto com faixas centrais em cinza. 
 

Karina Simões

Karina Simões |