A Volkswagen resolveu dar um presentão para comemorar os 40 anos do Golf GTI. A marca apresentou nesta semana a exclusiva versão GTI Clubsport S, que conferiu ao modelo o título de carro com tração dianteira mais rápido do mundo ao estabelecer um novo recorde para veículos com essa configuração no tradicional anel norte de Nürburgring. Nas mãos do piloto alemão Benny Leuchter, o modelo percorreu o circuito em 7min49s21.

Revelado no tradicional evento de carros preparados que ocorre no lago Wörthersee, o Golf GTI Clubsport S traz sob o capô o conhecido 2.0 TSI, porém a potência sobe para a casa de interessantes 310 cv. E, se você não tem os dotes de piloto, a eletrônica dá uma força. Estabelecer um bom tempo em Nürburgring tornou-se uma meta tão importante que o hatch da VW conta com um perfil de ajuste especial para a pista alemã, regulando as respostas do motor, câmbio e direção da melhor forma para o circuito.

Em relação ao GTI Clubsport, a Volkswagen promoveu uma série de mudanças para reduzir o peso do hatch médio para 1.285 kg. Baseado na carroceria 2 portas, o GTI Clubsport S ficou sem o banco traseiro para ajudar no “regime”, portanto ele é homologado apenas para dois passageiros. Até o descansa braço central foi jogado fora. Com tudo isso, a VW declara que ele vai de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e atinge 265 km/h. 

E já que o foco é prazer ao dirigir, a Volkswagen equipou o modelo com um escapamento especial que traz diâmetro ligeiramente maior para gerar pequenas labaredas de fogo quando o veículo desalecera rapidamente, algo que chama a atenção em uma tocada mais esportiva. Para valorizar a performance nas pistas, o Golf GTI Clubsport S sairá de fábrica com pneus semi-slick calçando as rodas de liga leve aro 19”. Apenas 400 unidades da versão serão produzidas, todas devidamente identificadas por meio de uma placa no interior. 

Para quem acha que o "golfão" faz bonito só na hora de acelerar, o modelo ainda entrega um ótimo consumo médio na casa de 13,5 km/l segundo o ciclo de medição europeu. O Golf Clubsport S também não faz feio na lista de equipamentos e conta com farois com iluminação por gás xenon, bancos com formato esportivo, acabamento em Alcantara para o pomo do câmbio especial da versão GTI, além do diferencial dianteiro XDS+ com bloqueio automático. Uma máquina e tanto! 

 
 
Volkswagen Golf GTI Clubsport S
 
Volkswagen Golf GTI Clubsport S
Volkswagen Golf GTI Clubsport S
Volkswagen Golf GTI Clubsport S
 
Volkswagen Golf GTI Clubsport S
Volkswagen Golf GTI Clubsport S
Volkswagen Golf GTI Clubsport S ao lado do Golf GTI TCR
 
Volkswagen Golf GTI Clubsport S ao lado do Golf GTI TCR
Volkswagen Golf GTI Clubsport S ao lado do Golf GTI TCR
O piloto alemão Benny Leuchter a bordo do Golf GTI Clubsport S recordista em Nürburgring
 
O piloto alemão Benny Leuchter a bordo do Golf GTI Clubsport S recordista em Nürburgring
O piloto alemão Benny Leuchter a bordo do Golf GTI Clubsport S recordista em Nürburgring
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |