Ônibus autônomo da Mercedes-Benz começa a ser usado na Holanda

Batizado como 'ônibus do futuro', veículo é capaz de fazer qualquer um ficar com vontade de deixar o carro em casa
Ônibus do Futuro, da Mercedes-Benz

Ônibus do Futuro, da Mercedes-Benz | Imagem: Divulgação

O ônibus do futuro, mas mais do que no presente. A Mercedes-Benz está testando na prática o “Future Bus”, projeto de ônibus urbano que reúne algumas das tecnologias mais modernas existentes atualmente.

Além do visual de cair o queixo, com sua iluminação noturna azulada e o fácil acesso por largas portas centrais, o veículo surpreende pelas soluções para os passageiros como carregadores por indução eletromagnética.

Mas é no sistema de direção autônoma que o ônibus mais impressiona. Conectado ao sistema CityPilot, o veículo se comunica com a sinalização do corredor em que viaja e é capaz de parar em semáforos e cruzamentos. Mas isso nem é sempre preciso – como está ciente do tráfego à frente e do tempo de fechamos dos semáforos ele pode ajustar sua velocidade de modo a não precisar parar.

Não é só: como é equipado com câmeras e sensores, o ônibus é capaz até de evitar uma partida caso um pedestre atravesse na sua frente.

O projeto da Mercedes-Benz é testar o ônibus do futuro no maior corredor BRT da Europa, em Amsterdam, num trecho de 20 km onde chega a rodar a 70 km/h de modo autônomo – para desabilitar o recurso basta o motorista tocar nos pedais ou girar o volante com um pouco mais de força.