Muitos achavam que não passaria de uma ideia futurista ou uma exótica solução para o trânsito nas grandes cidades, mas os chineses mostraram nesta quarta-feira (3) que seguem firmes no projeto de seu ônibus elevado, ou Transit Elevated Bus (TEB) como ele está sendo chamado.

O projeto começou sua fase de testes na cidade de Qinhuangdao, no noroeste da China, e percorreu 300 metros com os passageiros embarcando por plataformas especiais ao lado das vias.

O TEB conta com capacidade para transporter 300 passageiros e mede 22 metros de comprimento, 7,8 metros de largura e 4,8 metros de altura. Ele alcança até 60 km/h de velocidade máxima e pode substituir cerca de 40 ônibus convencionais.

O grande destaque do TEB é o vão livre de 2 metros que ele deixa para a via logo abaixo, não atrapalhando a fluidez do trânsito. Um dos entraves, contudo, é que caminhões, por exemplo, não podem trafegar nas ruas e avenidas onde o TEB vai ser intalado.

Segundo a agência de notícias chinesa Xinhua, o projeto atraiu o interesse de governos como Indonésia, Índia, França e até mesmo o Brasil. Além disso, cinco cidades chinesas já estão interessadas em iniciar os testes do TEB em breve.

Confira mais detalhes no vídeo abaixo: 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |