Você pensa em dedicar mais tempo aos motores do que à sua esposa (ou marido)? Madruga para ver corridas de automóveis na TV? Tem paixão por dirigir (mesmo que a única opção no momento seja aquele 1.0 de segunda mão que está na garagem)? Se uma das respostas for sim, provavelmente você tem gasolina nas veias, amigo. Uma “anomalia” cuja cura ainda não foi descoberta.

A parte boa é que há alguns paliativos que ajudam a amenizar a vontade de acelerar e você não precisa gastar os tubos em um superesportivo ou ter a pretensão de se tornar um piloto. Recentemente, passamos um dia inteiro falando e aprendendo sobre carros, e (o melhor) acelerando um esportivo em um programa da Mitsubishi criado para réles mortais apaixonados por automóveis, se sentirem, pelo menos por um dia, parte deste mundo viciante: o Lancer Experience. A montadora japonesa explica que não se trata de um curso, mas sim de uma experiência guiada por feras do automobilismo nacional com um carro esportivo em uma pista. Só que os profissionais, o carro e a pista superam nossas expectativas...

O mito

Comecemos pelo carro. Pelo nome, já foi possível matar a charada de qual modelo faz os dentes dos sortudos 12 participantes ficarem à mostra a cada pisada no acelerador, um Lancer Evo X. O esportivo, que une uma robustez impressionante à potencia e tecnologia é um velho conhecido das pistas do WRC (World Rally Championship). Ele vem equipado com um motor MIVEC Turbo Intercooler de 295 cv entregues aos 6.500 rpm e produz uma "patada" de 37,3 kgfm de torque que chega antes, aos 3.500 giros. A transmissão é de dupla embreagem, com trocas rápidas, que podem ser feitas direto na alavanca de câmbio ou nas aletas atrás do volante. O câmbio, inclusive, pode atuar de três modos (normal, esportivo e superesportivo).

A esportividade fica ainda mais evidente pelas rodas BBS aro 18, freios Brembo de alta performance, molas Eibach, amortecedores Bilstein, tração 4x4 integral e bancos Recaro, local onde felizmente passamos a maior parte do tempo. 

A lenda

Quem nos deu as boas-vindas, explicou minuciosamente detalhes técnicos do carro, deu dicas de posicionamento à frente de um volante, explicou o que é e para que servem os freios ABS (antitravamento) e nos acompanhou em todos os exercícios foi ninguém menos que Ingo Hoffmann, maior campeão da história do Campeonato Brasileiro de Stock Car, com doze títulos - já vou avisando que podemos tietar à vontade, ele não se importa, pelo contrário. Nada como passar um dia ao lado de uma figura que você admira, com mais de 40 anos de carreira no automobilismo on e off-road, e este sujeito estar te “ensinando” a dirigir. Pode se beliscar, é real. Ingo coordena o Lancer Experience, mas conta com uma equipe de pilotos de responsa que também ministram o curso com ele, como Duda Pamplona e Felipe Maluhy.

O santuário

Em uma fazenda localizada em Mogi Guaçu, a cerca de 180 km da capital paulista, está localizada uma das pistas mais legais do Brasil atualmente, o Autódromo Velo Città. Homologado pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e pela FIA (Federação Internacional do Automobilismo) é nos seus 3,4 km que gastamos os pneus dos 7 Lancers Evo, devidamente posicionados esperando os exercícios começarem.

 
 
Piloto por um dia com o Lancer Experience Piloto por um dia com o Lancer Experience
Este é um programa exclusivo da Mitsubishi que ensina em um dia diversas técnicas de direção Este é um programa exclusivo da Mitsubishi que ensina em um dia diversas técnicas de direção
Não se trata de um curso e sim de uma experiência com o Lancer Evo X, uma pista incrível e profissionais fantásticos Não se trata de um curso e sim de uma experiência com o Lancer Evo X, uma pista incrível e profissionais fantásticos
No programa, que tem duração de um dia, o participante aprende a acelerar, frear e fazer curvas No programa, que tem duração de um dia, o participante aprende a acelerar, frear e fazer curvas
Enquanto estamos na palestra, os carros ficam prontinhos esperando seus novos pilotos Enquanto estamos na palestra, os carros ficam prontinhos esperando seus novos pilotos
No dia que participamos, os carros haviam acabado de chegar. Linha nova, com unidades com menos de 300 km rodados No dia que participamos, os carros haviam acabado de chegar. Linha nova, com unidades com menos de 300 km rodados
Como instrutor, ninguém menos que Ingo Hoffmann, ue dispensa apresentações Como instrutor, ninguém menos que Ingo Hoffmann, ue dispensa apresentações
Antes de cairmos na diversão todas as instruções, dicas de postura e ficha do carro são apresentadas Antes de cairmos na diversão todas as instruções, dicas de postura e ficha do carro são apresentadas
Ingo ensinando o posicionamento correto Ingo ensinando o posicionamento correto
Mas a melhor parte é a dos exercícios na pista com o Lancer Evo Mas a melhor parte é a dos exercícios na pista com o Lancer Evo
O autódromo Velo Città fica em Mogi Guaçu e tem toda a estrutura para receber os pilotos O autódromo Velo Città fica em Mogi Guaçu e tem toda a estrutura para receber os pilotos
O Lancer Evo foi quatro vezes campeão do World Rally Championship (WRC), o mais importante campeonato de rali do mundo O Lancer Evo foi quatro vezes campeão do World Rally Championship (WRC), o mais importante campeonato de rali do mundo
São 12 participantes e 7 Lancer Evolution X por curso São 12 participantes e 7 Lancer Evolution X por curso
Durante o programa, os participantes realizam exercícios de tangência e ponto de frenagem Durante o programa, os participantes realizam exercícios de tangência e ponto de frenagem
Durante todo o exercício, o instrutor se comunica com o aluno por rádio dando todas as coordenadas Durante todo o exercício, o instrutor se comunica com o aluno por rádio dando todas as coordenadas
Após o almoço, para dar ainda mais emoção ao programa, são feitos exercícios contra o relógio no traçado do Autódromo Velo Città Após o almoço, para dar ainda mais emoção ao programa, são feitos exercícios contra o relógio no traçado do Autódromo Velo Città
A habilidade do participante é testada ao realizar as tomadas de curva corretamente em alta velocidade A habilidade do participante é testada ao realizar as tomadas de curva corretamente em alta velocidade
Alguns exercícios são cronometrados, o que deixa tudo mais divertido Alguns exercícios são cronometrados, o que deixa tudo mais divertido
Seguir os conselhos e dicas do instrutor e usar os limites da zebra nas três tentativas são a chave para trazer os melhores resultados Seguir os conselhos e dicas do instrutor e usar os limites da zebra nas três tentativas são a chave para trazer os melhores resultados
O quadrado é o exercício final no qual o participante pratica tudo o que aprendeu ao longo do dia O quadrado é o exercício final no qual o participante pratica tudo o que aprendeu ao longo do dia
Os exercícios com pista molhada são muito úteis para se aprender escapar de situações de risco no dia-a-dia Os exercícios com pista molhada são muito úteis para se aprender escapar de situações de risco no dia-a-dia
O dia na pista com o Lancer Evo passa tão rápido que nem nos damos conta O dia na pista com o Lancer Evo passa tão rápido que nem nos damos conta
O Lancer Evo é equipado com um motor 2.0 de quatro cilindros de 295 cv O Lancer Evo é equipado com um motor 2.0 de quatro cilindros de 295 cv
 
 

A diversão

Ainda na apresentação técnica, estamos com a cabeça no carro e na pista, onde colocaremos tudo em prática. Os carro já estão ligados e posicionados esperando os aspirantes a pilotos por um dia assumirem suas posições. São dois participantes por carro. O primeiro exercício é o de frenagem. E é interessante como, embora todos ali utilizem o carro no dia-a-dia, poucos já pisaram no freio com vontade em uma situação de risco. O veículo parte com aceleração total até atingir uma velocidade preestabelecida e, então, aplicamos a frenagem emergencial. “É pra pisar com vontade e sentir a atuação do ABS!”, alerta Ingo, que acompanha todos os exercícios com uma empolgação contagiante. Nem parece que ele já deu este curso “trocentas” vezes.

Depois, chega a hora da frenagem com desvio de rota. Até os mais experientes acham que o carro não vai desviar dos cones com o seu pé direito chapado no freio. Mas ele desvia e você entende, finalmente, a finalidade de freios antitravamento. Esses exercícios iniciais servem para que turma vá se familiarizando com o carro. Logo na sequencia, seguimos o instrutor durante algumas voltas inteiras no autódromo, com a velocidade aumentando a cada volta, para que eles consigam identificar o nível de cada aluno. A comunicação é feita simultaneamente por rádio individualmente.

Depois da pausa para o almoço - que está incluso no pacote – a turma já está mais entrosada e são feitos exercícios contra o relógio no traçado do autódromo. Nada como uma "competiçãozinha" para esquentar os ânimos e deixar tudo mais divertido. No dia que participamos do curso, estava chovendo, por isso a pista não precisou ser molhada. E eu, como única mulher no grupo, estava ansiosa para saber como iria me sair nos exercícios. No slalom no piso molhado, cada participante tinha três chances para não deixar o carro escapar, não derrubar nenhum cone e melhorar seu tempo. Felizmente, consegui um dos melhores tempos do grupo. (Ufa!) Que venha o exercício do “S”, onde os limites de adrenalina e concentração ficam especialmente aguçados na tentativa de superar o melhor tempo e o quadrado, exercício final no qual o participante pratica tudo o que aprendeu ao longo do dia. Ingo Hoffmann vibrando com você no rádio ao notar sua evolução ao longo do dia, não tem preço.

Tudo que é bom dura pouco

O único problema é que o dia passa mais rápido do que o Lancer Evo na reta do Velo Città. Para fechar, damos uma volta na pista com os instrutores pilotando. Aquela hora em que você precisa levar o lenço para não deixar escorrer a baba tamanha calma e controle deles com o carro em alta velocidade. Este é só um gostinho que a Mitsubishi deixa ao final para inspirar os participantes que queiram se aprofundar em técnicas de pilotagem esportiva.

Qualquer um pode participar do Lancer Experience, desde que seja habilitado e que tenha cerca de R$ 2.200 para pagar a inscrição, feita pela internet. Quando o AUTOO esteve presente, alguns participantes haviam ganhado o curso de presente das esposas – convenhamos que trata-se de um presente muito mais interessante do que aquele velho par de meias, fica a dica. Vale lembrar que mulheres também são muito bem-vindas e, muitas vezes, dão um baile em muitos marmanjos (viu, maridos?). 

Além das lembranças de um dia divertidíssimo, você sai de lá com muito mais conhecimento para guiar seu carro corretamente (mesmo que ele não chegue nem perto de um Lanver Evo X, que custa R$ 220.990). Depois da experiência, nos sentimos mais preparados para escapar de situações de risco no trânsito com mais técnica e confiança. Uma ressalva, é que este paliativo pode surtir o efeito contrário e até causar certa dependência. Nesses estes casos, a Mitsubishi oferece outros dois cursos, o Racing Experience e o Premium Racig School, que forma pilotos profissionais.

Para 2015 os primeiros cursos já tem data marcada, 8 e 9 de março. Mais informações, podem ser encontradas no site www.mitdriveclub.com.br.
 

Karina Simões

Karina Simões |