O Sonata é um dos veículos mais importantes para a Hyundai atualmente. Tanto é que a montadora coreana apresentou no Salão de Nova Iorque, de uma só vez, duas versões do sedã: turbinada e híbrida.

A versão híbrida leva motor 2.4 litros de injeção elétrica de combustível, gerador de 174 cv. Junto com ele trabalha um propulsor elétrico, abastecido por baterias de íons de lítio, capaz de produzir 40 cv. Segundo a Hyundai, o sedã pode fazer 15 km/l na cidade e 16 km/l na estrada quando os dois motores trabalham em conjunto.

Já o Sonata turbo é equipado com motor 2 litros de 274 cv e 37,2 kgfm de torque, associado a um câmbio automático de seis velocidades. A Hyundai não informa dados de desempenho do modelo, mas garante que ele é capaz de rodar 9,4 km com um litro de gasolina na cidade, enquanto na estrada esse consumo cai para 14 km/l.

Os dois modelos se diferenciam visualmente por conta do coeficiente aerodinâmico, que no híbrido caiu de 0,28 para 0,25 cx, graças ao spoiler e grade redesenhados.

Rodrigo Mora

|