Quando lançou a nova picape Saveiro no ano passado, a Volkswagen sabia que precisaria de muitas versões para conseguir enfrentar a líder Strada, da Fiat. Na época, até que a família Saveiro nasceu grande: versões básicas, Trend e Trooper com cabine simples e estendida. Mas não era suficiente para encarar a versão mais popular da rival, a Adventure.

Por isso, agora poucos meses depois da sua chegada ao mercado, a Saveiro ganha a versão Cross, com visual mais off-road. A nova picape também torna real uma nova família na Volks, a Cross, que inclui o CrossFox.

Não é à toa que o visual dos dois modelos seja tão parecido: para-choque dianteiro, cor laranja, detalhes de logos, acabamento dos bancos, quase tudo é comum entre os veículos.

Nesta segunda-feira, a Volks apresentou a Saveiro Cross com preço básico de R$ 41 840. Já com a adição de ar-condicionado o valor sobe para R$ 44 684. 

Não houve grandes alterações mecânicas. A distância do solo foi praticamente mantida, apenas com a inclusão de pneus de uso misto Scorpion ATR que elevaram um pouco a altura da picape. As dimensões cresceram mais em função da adição dos plásticos de visual off-road.

A Volks não incluiu o ar-condicionado como item de série por preferência de seus clientes, segundo ela. A pesquisa apontou que o ar quente bastaria. Também são oferecidos como itens opcionais o ABS, airbags e volante multifuncional. Com todos os equipamentos possíveis, o preço sobe para R$ 47 937.

Em relação a versão Trooper também cabine estendida, a Cross perdeu desempenho. Ela tem praticamente a mesma velocidade máxima, mas perde muito em aceleração - cerca de 6 décimos com gasolina e cinco com álcool.

Confira nossa avaliação da Saveiro Cross nesta quarta-feira.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/