Não estranhe se daqui para frente você se deparar com um Fiat Stilo equipado com o equipamento da foto ao lado. Não, o hatch não está sendo usado como carro de som futurista nem é um tuning meio maluco.

O Google e a Fiat fecharam uma parceria para que o carro seja usado no programa Street View, que grava imagens ao nível da rua nas grandes cidades. O equipamento possui câmeras panorâmicas que registram todos os ângulos por onde passam.

O Steet View é usado no site Maps Google e no programa Google Earth para oferecer uma visão diferente da tradicional – feita por satélites. Por sua alta definição, o serviço é criticado nos Estados Unidos porque oferece detalhes que poderiam violar a privacidade de pessoas e também identificar possíveis alvos de terroristas.

Existente em mais de 150 cidades do hemisfério norte, agora o Google quer mapear as principais cidades brasileiras. Para isso usará 30 Stilos que começarão a fotografar São Paulo e Belo Horizonte – numa segunda fase virá o Rio de Janeiro e outras capitais do país.

É possível acompanhar o trabalho pelo site www.googlestreetviewbyfiat.com.br.

Ricardo Meier

Ricardo Meier |

Veja mais notícias da marca