Uma das raras marcas que se mantém leal a um estilo de projetar e construir seus carros, no caso a oferta sempre presente de tração integral e o tipo de motor utilizado, a Subaru celebra neste mês os 50 anos do lançamento do modelo 1000, que chegou ao mercado japonês no dia 14 de maio de 1966. Coube a ele estrear o motor boxer sob o capô.

Nesse tipo de propulsor, os cilindros trabalham de forma horizontal e contraposta. O nome, aliás, é uma referência ao movimento dos boxeadores, uma boa analogia para o funcionamento da dupla de pistões, que são posicionados um de frente para o outro.

De acordo com a Subaru, “no motor com os cilindros horizontalmente opostos, os pistões se movimentam em uma disposição simétrica e contrapostos, anulando, assim, a força de inércia entre eles. Isso resulta em reduzido nível de vibrações, contribuindo para um funcionamento suave do motor, independentemente da faixa de rotação em que ele esteja trabalhando”, explica a marca.

“Além disso, outra vantagem do motor boxer, quando comparado com os propulsores de construção em “linha” ou em “V”, é o seu baixo centro de gravidade, proporcionado pelas suas dimensões compactas e distribuição equilibrada de peso. O baixo centro de gravidade aumenta a estabilidade e contribui para uma condução segura em altas velocidades e curvas rápidas”, acrescenta a Subaru em comunicado oficial.

Atualmente a Subaru conta com várias opções de deslocamento em seus motores boxer, além de configurações turbo ou aspirada e com injeção direta de combustível. O propulsor 2.0 presente no Forester, que entrega 150 cv, conta com o selo de eficiência do Programa Brasileiro de Eficiência Energética e atinge consumo médio de 10 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada, somente com gasolina. 

 
 
Motor Boxer utilizado pela Subaru
 
Motor Boxer utilizado pela Subaru
Motor Boxer utilizado pela Subaru
Motor Boxer utilizado pela Subaru
 
Motor Boxer utilizado pela Subaru
Motor Boxer utilizado pela Subaru
Motor Boxer utilizado pela Subaru
 
Motor Boxer utilizado pela Subaru
Motor Boxer utilizado pela Subaru
Subaru 1000 lançado em 1966 com o primeiro motor Boxer da marca
 
Subaru 1000 lançado em 1966 com o primeiro motor Boxer da marca
Subaru 1000 lançado em 1966 com o primeiro motor Boxer da marca
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |