Tata Nano ganha versão européia

Modelo teve de crescer, sofrer mudanças e ficar mais caro

Tata Nano Europa | Imagem: Tata Nano Europa

O Tata Nano é um veículo indiano que foi lançado há cerca de um ano e ficou muito conhecido como “o carro mais barato do mundo”. Isso, na Índia. Agora, a companhia de Ratan Tata acaba de apresentar a versão européia do carrinho, que passou por modificações importantes.

Como são várias as exigências para um automóvel ser vendido no velho continente, o modelo recebeu mudanças consideráveis, que começam em um crescimento considerável de seu tamanho, passando a ter 3,29 metros de comprimento e 1,58 de largura, enquanto tinha 3,1 e 1,5, respectivamente.

A partir daí, vários detalhes foram ganhando novas formas. A posição de dirigir passou a ser mais cômoda e o espaço interno deixa a vida dos ocupantes mais confortável. Em relação ao visual externo, modificações deram um ar de mais qualidade, como as rodas de liga leve, nunca imaginadas no carrinho anteriormente.

Mas foi na segurança que as coisas mudaram muito. Para ser vendido na Europa, o veículo ganhou airbag duplo, controle de estabilidade, direção hidráulica, freios ABS e estrutura reforçada. É estranho descrever, assim, o Nano, não é mesmo?

Apesar de a parte de segurança ter sido completamente renovada na versão européia, outro “detalhe” também é bem relevante. O motor, um 1.0 MPFi a ser homologado, será associado a uma transmissão automática (!) de cinco velocidades.

Caramba, e tudo isso por US$ 2 000? Não! O preço divulgado em 2008 era para o mercado indiano, e, mesmo assim, a Tata está com dificuldades para aplicá-lo. Na Europa, o carrinho deverá custar por volta dos 5 000 euros, o que, no Brasil, não sairia por menos de R$ 15 000 (sem considerar impostos etc).