Toyota prepara mudanças para o Etios 2017

Motores 1.3 e 1.5 deverão ganhar mais potência na nova linha do hatch. Visual também ganhará novidades

ao todo, são oferecidas nove versões | Imagem: Toyota

Para ganhar fôlego diante das versões reestilizadas dos concorrentes, o Etios deve estrear mudanças importantes na linha 2017. A Toyota vai inaugurar no primeiro semestre de 2016 sua nova fábrica em Porto Feliz (SP), que será responsável pela produção dos motores do hatch e do sedã. Atualmente os propulsores 1.3 e 1.5 são importados do Japão.

De acordo com o responsável da marca para a América Latina e Caribe, Luiz Carlos Andrade, em entrevista ao Automotive Business, “serão novos motores 1.3 e 1.5, diferentes dos atuais”. Ou seja, os novos blocos vão manter o deslocamento das unidades atuais, mas provavelmente deverão ganhar mais potência e torque, além de melhorias para diminuir o consumo de combustível e as emissões de poluentes. 

A nova planta de motores da Toyota já emprega 180 colaboradores, número que deverá subir para 340 funcionários quando a primeira fase das operações ficar ativa. A empresa prevê um investimento para o local de R$ 1 bilhão, sendo que a fabricante de transmissões Aisin está erguendo uma unidade em Itu (SP). A sistemista, que é controlada em parte pela Toyota, fará as caixas manuais para o Etios e a unidade deverá ser inaugurada em conjunto com a fábrica de motores.  

O Toyota Etios 2017 deverá chegar às lojas até o fim do primeiro semestre do ano que vem. E o compacto vai estrear mudanças no visual, já que o modelo é vendido há mais de três anos com a mesma “cara” e pede por alterações. Segundo o AUTOO apurou, serão modificações leves e que incluirão uma repaginação no interior também. No entanto, não será desta vez que o compacto passará a ser uma referência em design no segmento.

Novos modelos

A Toyota também admitiu que entrará em novos segmentos no Brasil. Durante a apresentação da nova Hilux, executivos da marca citaram novos produtos em breve, mas sem detalhar quais serão eles.

A marca, embora tenha hoje um volume de vendas significativo, ainda não explora segmentos importantes como o de SUVs compactos, por exemplo.