A reputação de bom atendimento das marcas japonesas ganhou mais um aval nesta quinta-feira (7). A J.D. Power do Brasil divulgou a edição 2016 de seu Customer Service Index, que avalia a satisfação dos clientes com os serviços prestados pelas concessionárias.

Pelo segundo ano consecutivo a Toyota alcançou a maio pontuação, com média 829. Ela foi seguida pela Hyundai-CAOA com 803 pontos, logo na sequência aparecem a Hyundai-HMB (rede da própria Hyundai sul-coreana) com 800 pontos, a Chevrolet (798), Honda (791), Kia (788) e Nissan (780).

A média da indústria nacional foi de 780 pontos e as piores marcas avaliadas foram Renault (746), Peugeot (751), Volkswagen (758) e Mitsubishi (763). O estudo explora a satisfação dos clientes com sua concessionária examinando cinco fatores (listados em ordem de importância): consultor técnico (22%); iniciação do serviço (22%); qualidade do serviço (22%); instalações da concessionária (18%); e retirada do veículo (17%). A satisfação é calculada numa escala de 1.000 pontos. 

Uma constatação importante é que a satisfação geral dos clientes aumentou em relação ao ano anterior. “Muitos consumidores estão adiando a compra de veículos novos e estão optando por ficar com seus veículos por mais tempo, isso significa um possível aumento no processo de manutenção e revisão. Esse serviço adicional é essencial para as concessionárias durante condições de mercado difíceis. Mas, como refletido no aumento da satisfação geral, as concessionárias estão concentrando esforços em seus clientes de pós-venda.”, explica Sergio Sanchez, gerente automotivo e de pesquisa da J.D. Power do Brasil.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

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