Para não continuar perdendo terreno para as concorrentes, a Volkswagen prepara diversas novidades para este ano no mercado brasileiro. Além da versão nacional dos médios Jetta e Golf e da linha reestilizada da família Gol, a montadora alemã deve lançar por aqui o novo GT up!, versão esportiva do modelo de entrada da marca, que vai se diferenciar pelo motor turbo, sendo inclusive o primeiro carro nacional a ser equipado com um conjunto turbo flex (o BMW 320i ActiveFlex tem motor importado).

O novo Volkswagen GT Up! é esperado para ainda este semestre, provavelmente em maio. Sob o capô a versão “apimentada” do subcompacto trará o mesmo motor 1.0 litro 12V de três cilindros da família EA211, mas com direito a turbocompressor e sistema de injeção direta de combustível, entrando para a linha dos TSI. Com isso, a potência deve passar dos 82 cavalos atuais para aproximadamente 120 cv, o que deve deixar o modelo de 960 quilos bastante espertinho.

Este novo motor será produzido na fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP) e pode equipar também outros modelos da linha da marca, como o Gol e o Fox.

O visual do novo Volkswagen GT up! vai seguir praticamente as mesmas linhas do conceito mostrado na edição de 2012 do Salão de São Paulo, com direito a para-choques redesenhados, kit aerodinâmico, novas entradas de ar, faróis e lanternas escurecidos, rodas maiores e com desenho exclusivo, entre outros. O interior deve trazer como atrativo os bancos mais envolventes.

Ao que tudo indica, depois da chegada da nova versão do up!, o número de modelos equipados com motorização turbo deve crescer, chegando a cerca de 30% nos próximos cinco anos. Essa medida deve ser tomada por boa parte das fabricantes para atender ao regime Inovar-Auto, que impõe metas de aumento da eficiência energética. 

 
 
VW GT up! VW GT up!
Volkswagen GT Up! Volkswagen GT Up!
Volkswagen GT Up! Volkswagen GT Up!
 
 
Redação

Redação |