A Volkswagen anunciou a produção no Brasil do primeiro motor turbo com injeção direta do país. Trata-se do 1.0 TSI Total Flex, com 3 cilindros e que é derivado do motor aspirado usado em seus modelos populares.

Produzido em São Carlos, o propulsor estreará a bordo do compacto up! no segundo semestre. Ele oferece 105 cv de potência contra 82 cv da versão aspirada – o torque atinge 16,8 kgfm, semelhante a um motor 1.6 comum, por exemplo. A Volks não divulgou dados de desempenho, mas é esperado um consumo bastante positivo comparado à sua performance.

Tecnologia de ponta

O novo motor segue uma tendência de downsizing de motores que ocorre há algum tempo no exterior. Isso significa, na prática, oferecer níveis de potência e torque vistos nos propulsores atuais, porém em motores sensivelmente menores. Além disso, há um ganho importante em economia de combustível. 

Até o momento, apenas motores com injeção direta, mas aspirados haviam sido lançados no Brasil. A adoção do turbo em motores 1.0, no entanto, foi feita pela própria VW na década passada, mas sem a mesma eficiência atual.

Acredita-se que a montadora alemã ampliará o uso dos motores TSI a toda sua linha nos próximos anos. 

 
 
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Ricardo Meier

Publisher do AUTOO é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

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