Destaque no Salão de Genebra, em março deste ano, o novo Tiguan já está nas lojas da Volkswagen na Europa. Ainda não se trata de uma nova geração do veículo lançado em 2007, mas sim uma reestilização. As modificações enquadraram o SUV a identidade estética atual da VW, caracterizada principalmente pelos faróis com leds auxiliares, a grade cromada e o capô com desenho mais esportivo. A cabine, entretanto, não teve detalhes alterados.

Seguindo o embalo das mudanças visuais, a Volks também atualizou a parte mecânica do Tiguan, que na Europa é oferecido com quatro opções do motor 2.0 TDI (turbodiesel intercooler) com potências entre 81 cv e 140 cv. Os modelos ainda saem da fábrica em Wolfsburg, na Alemanha, equipado com tração integral e stop/start.

Já a gama a gasolina compreende os motores 1.4 TSI (turbo com injeção direta de combustível) de 110 cv e o 2.0 TSI de 210 cv. Mas a grande novidade nas “entranhas” do Tiguan é a opção do câmbio DSG de 7 marchas e dupla embreagem no lugar da caixa Tiptronic de 6 velocidades da linha anterior. Na Europa, o carro também tem opção de transmissão manual de 6 marchas.

A Volkswagen do Brasil ainda não diz quando o novo Tiguan chegará ao mercado. No entanto, segundo informe da VW internacional, o lançamento do modelo em países fora da Europa será iniciado no final de agosto deste ano. Desta forma é possível que o carro desembarque no país ainda neste ano, até por que o modelo à venda por aqui já não é mais produzido na Alemanha.

Thiago Vinholes

|