Parece que nem mesmo o segmento dos sedãs médios-grandes está imune à onda de esportividade que passou a permear os modelos três volumes. O maior exemplo disso é a décima geração do Honda Accord, que acaba de estrear nesta semana nos EUA.

Como você pode conferir no vídeo e na galeria de fotos, o Accord 2018 passa a contar com um visual muito mais agressivo, semelhante ao do Civic 10 e com ares de cupê graças à caída bem pronunciada do teto. A dianteira, com sua grade mais verticalizada e os faróis alongados, ficou arrojada e confere uma sensação de imponência ao novo Accord.

Segundo a Honda, a evolução nos materiais, técnicas construtivas e no projeto como um todo fizeram o Accord 2018 ficar mais leve e entregar uma resistência torcional melhor que o antecessor. O sedã ganhou 5,4 cm no entre-eixos e quase 1 cm na largura, sendo que, para realçar o aspecto esportivo e melhorar a aerodinâmica, a altura foi reduzida em 1,2 cm. É basicamente a mesma receita que observamos na décima geração do Civic.

O espaço interno, que já era bom no Accord atual, ficou ainda melhor, antecipa a Honda. O aumento do entre-eixos permitiu aos projetistas deslocar o banco traseiro ligeiramente mais para trás, oferecendo generosos 5 cm a mais para as pernas de quem vai ocupar a segunda fileira de assentos. Mesmo com a nova distribuição, o porta-malas foi ampliado em cerca de 30 litros sobre o Accord encontrado até o momento nas lojas.

De uma maneira geral, o Accord 2018 ganha um aspecto de carro premium graças a recursos como os balanços dianteiro e traseiro (medida da extremidade do para-choque até o centro das rodas) menores, o capô mais baixo e longo e o centro de gravidade visual deslocado para uma região mais próxima às rodas traseiras. 

Na parte interna, a Honda destaca a introdução da central multimídia com tela de 8” e recursos como o Apple CarPlay e o Android Auto. As versões mais caras do Accord nos EUA, no caso a EX-L e a Touring, contarão com sistema de som trabalhando com 10 alto-falantes e 450W de potência.

O melhor mesmo do novo Accord está sob o capô. O modelo abandona de vez os motores aspirados e passa a sair de fábrica com o propulsor 1.5 turbo em sua versão de entrada. Por lá, o 1.5 turbo entrega 194 cv no sedã, uma melhora sobre o atual 2.4 de 187 cv que equipa o Accord mais acessível para o mercado norte-americano. O novo Accord 1.5 turbo terá como opções as transmissões automática CVT ou a manual de 6 marchas na configuração Sport.

Logo acima ficará o Accord 2.0 turbo. O motor em questão é o mesmo do Civic Type R, porém calibrado para entregar 255 cv. O número pode não superar os 276 cv do Accord 3.5 V6 atual, porém enquanto o propulsor 2.0 turbo é capaz de entregar 37,7 kgfm de torque a 1.500 rpm, o V6 estaciona em 34,8 kgfm disponíveis apenas em 4.900 rpm. 

Um ponto muito interessante do Accord 2018 com o motor 2.0 turbo é que ele será o primeiro carro no mundo com tração dianteira a receber o câmbio automático de 10 marchas. A nova caixa colabora com o até mesmo com o conforto a bordo do sedã reduzindo o nível de ruído em rotações mais altas até, obviamente, diminuindo o consumo e a melhorando o desempenho. A nova caixa, uma das mais avançadas no momento, é cerca de 10 kg mais leve do que a transmissão automática de 6 marchas utilizada até então no Accord V6.  

Nos EUA também será oferecida a versão híbrida do Accord 2018, que combina o motor 2.0 aspirado trabalhando em ciclo Atkinson com um propulsor elétrico. A versão dispensa a presença de uma transmissão e até o momento a Honda não ofereceu dados como a potência combinada e os números de consumo do Accord 2018 híbrido. 

Um dado importante de ser mencionado, a carroceria do novo Accord conta com 29% de sua estrutura baseada em aço de ultra-alta resistência e outros 54,2% com aço de alta resistência. Além de permitir uma redução no peso do carro de 50 a 80 kg dependendo da versão, a rigidez torcional do sedã está de 24% a 32% melhor, aprimorando a dirigibilidade do modelo bem como reduzindo o nível de ruído e ajudando no desempenho em geral. 

Na área de segurança e eletrônica embarcada, o Accord 2018 traz vários equipamentos importantes como o controlador de velocidade adaptativo, monitoramento de pontos cegos, aviso de saída de faixa, alerta de tráfego cruzado, câmera de ré com vários ângulos de visão, dentre outros itens.

Procurada pelo AUTOO, a Honda informou que a previsão é lançar o novo Accord no Brasil somente em 2018. Como a marca oferece atualmente em nosso mercado apenas a versão V6 do sedã, a nova configuração 2.0 turbo com o câmbio de 10 marchas é uma boa candidata a desembarcar primeiro por aqui. O preço, seguindo o posicionamento do Accord atual, deverá permanecer na faixa de R$ 160.000. 

 
 
Honda Accord 2018
 
Honda Accord 2018
Honda Accord 2018
Honda Accord 2018
 
Honda Accord 2018
Honda Accord 2018
Honda Accord 2018
 
Honda Accord 2018
Honda Accord 2018
Honda Accord 2018
 
Honda Accord 2018
Honda Accord 2018
Honda Accord 2018
 
Honda Accord 2018
Honda Accord 2018
Honda Accord 2018
 
Honda Accord 2018
Honda Accord 2018
Honda Accord 2018
 
Honda Accord 2018
Honda Accord 2018
Honda Accord 2018
 
Honda Accord 2018
Honda Accord 2018
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/

Veja mais notícias da marca