Honda Civic Type R 2017: o carro mais rápido do mundo com tração dianteira

Hatch em sua versão mais esportiva estabeleceu a volta mais rápida em Nürburgring; confira vídeo
Honda Civic Type R 2017

Honda Civic Type R 2017 | Imagem: Divulgação

A Honda prometeu e cumpriu! Na etapa de desenvolvimento da décima geração do Civic, que levou o maior tempo dentro da história da marca, a Honda estabelecu que sua meta para o Civic Type R seria a de entregar o carro mais rápido do mundo com tração dianteira. Como missão dada é missão cumprida para os japoneses, a Honda anunciou nesta segunda-feira (24) que o modelo estabeleceu o novo recorde em Nürburgring ao realizar uma volta no tradicional circuito alemão em 7min43s8. A pista é considerada a referência mundial para avaliações dinâmicas, por isso obter um recorde lá é tão valorizado no mundo automotivo.

O feito foi obtido no último dia 3 de abril, quando foi registrada as melhores condições de temperatura para o funcionamento do motor e abrasão dos pneus. No dia em questão, a pista estava seca e foi utilizada uma unidade de teste do Type R 2017 com as mesmas configurações do carro que será lançado na metade do ano na Europa. Apenas foi instalado no modelo uma gaiola de proteção por questões de segurança, mas que, de acordo com a marca, não afetou a rigidez estrutural do modelo e o peso extra da estrutura foi compensado com a retirada do banco traseiro e da central multimídia.

Segundo a Honda, o tempo registrado pelo Type R 2017 foi de 7 segundos inferior em relação à geração anterior da versão esportiva. Vale destacar que o Civic Type R 2017 ficou 16 kg mais leve que o antecessor e conta com uma rigidez torcional 38% maior, o que ajuda nas respostas ao volante e na estabilidade nas curvas. A nova suspensão traseira multibraço também ajuda a ganhar maior estabilidade nas frenagens e reduz o movimento de rolagem da carroceria, permitindo alcançar maiores velocidades de contorno nas curvas.

O vídeo abaixo, com uma câmera onboard mostrando a hot lap na qual o recorde foi estabelecido, vale mais do que muitas palavras. Veja só:

Claro que toda a evolução na estrutura do Honda Civic Type R é coroada com uma eficiente conjunto motor e câmbio. Na décima geração, o hot hatch traz sob o capô o motor 2.0 turbo com a tecnologia do comando variável VTEC, que resulta em 320 cv de potência e 40,7 kgfm de torque. A transmissão manual de 6 marchas também conta com um acerto especial para o Type R, com relações mais curtas que privilegiam o desempenho.

A Honda também destaca como atributos do Type R 2017 o pacote aerodinâmico desenvolvido para o modelo, que colabora para melhorar a estabilidade em altas velocidades.

Apesar do Honda Civic Type R 2017 chegar pela primeira vez ao mercado norte-americano nesta geração, ver o modelo no Brasil dependerá de importações independentes, uma vez que a Honda não tem planos de trazer o Type R de forma oficial ao país.

 
 
Honda Civic Type R 2017
 
Honda Civic Type R 2017
Honda Civic Type R 2017
Honda Civic Type R 2017
 
Honda Civic Type R 2017
Honda Civic Type R 2017
Honda Civic Type R 2017
 
Honda Civic Type R 2017
Honda Civic Type R 2017
Honda Civic Type R 2017
 
Honda Civic Type R 2017
Honda Civic Type R 2017
Honda Civic Type R 2017
 
Honda Civic Type R 2017
Honda Civic Type R 2017
Honda Civic Type R 2017
 
Honda Civic Type R 2017
Honda Civic Type R 2017
 
 
Assine a newsletter semanal do AUTOO!