Bem sucedido na Argentina, Peugeot 208 ganha versões esportivas GT e GT Line

Hatch compacto é o 5º veículo mais vendido do país onde já emplacou quase o dobro do Brasil. Modelos são importados da Europa
Peugeot 208 2022

Peugeot 208 2022 | Imagem: Divulgação

Embora Brasil e Argentina guardem muitas semelhanças em seus mercados automobilísticos, ainda persistem algumas diferenças gritantes de opinião. É o caso do Peugeot 208, hatch compacto que passou a ser produzido no país vizinho no ano passado.

Se por aqui, a Peugeot não consegue mais voltar a um patamar respeitável de emplacamentos, mesmo mantendo uma certa equiparação com a Europa, o 208 amarga em 2021 apenas o 47º lugar no ranking de vendas.

Na Argentina, a situação é oposta: o modelo é o 5º mais popular do país, atrás apenas do Cronos, Amarok, Hilux e o Gol. O carro da Volks é uma ótima fonte de comparação, inclusive.

Enquanto o Gol Trend vendeu 6.684 unidades o 208 teve 6.155 carros emplacados até abril. Já no Brasil, o Volks já acumula 25.435 unidades vendidas contra 3.175 do Peugeot. Daí se nota o enorme abismo de desempenho no mercado.

Veja galeria de imagens do Peugeot 208 GT

Não é à toa, portanto, que a Stellantis tenha decidido lançar nesta semana na Argentina o 208 GT e 208 GT Line, duas versões com pegada esportiva, incluindo o motor 1.2 turbo de 130 cv.

As duas versões, no entanto, são importadas da Eslováquia já sem dúvida alguma não haveria razão para investir em sua produção local, dada a demanda pequena.

Peugeot 208 2022
Peugeot 208 2022
Imagem: Divulgação

Mas não há como não sentir uma pontinha de inveja de nossos hermanos, afinal o 208 GT e o GT Line têm elementos bastante atraentes, sobretudo o motor sobrealimentado, algo que a Peugeot está devendo na região. Com três cilindros, o propulsor entrega 23 kgfm de torque a 1.750 rpm e trabalha em conjunto com uma transmissão automática de seis velocidades.

Os dois 208 esportivos têm rodas aro 17 polegadas, paralamas pintados de preto e saídas duplas de escapamento. A versão GT se diferencia da GT Line por vir equipada com sensor de ponto cego, entradas USB na fileira de trás e alarme.

Os preços, por outro lado, são de assustar numa conversão simples: enquanto o 208 GT Line custa 4.454.637 de pesos (R$ 258,7 mil) o 208 GT sai por 4.462.545 pesos, ou R$ 259,2 mil. Como já tentou vender o esportivo no Brasil sem sucesso, a hipótese de importá-lo para cá também parece bem remota.

Pensando bem, talvez não estejamos perdendo muita coisa.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Choque de elétricos baratos

Choque de elétricos baratos

BYD Dolphin Mini ou Kwid E-Tech, quem leva a melhor nos modelos a bateria?
Aviação
Os novos porta-aviões da China e dos EUA comparados

Os novos porta-aviões da China e dos EUA comparados

Fujian e Gerald R. Ford são como forças aéreas móveis, capazes de se deslocar pelo mundo inteiro
MOTOO
5 motos 0km para comprar na faixa dos R$ 20 mil

5 motos 0km para comprar na faixa dos R$ 20 mil

Confira opções de modelos interessantes de Honda, Yamaha, Royal Enfield, Bajaj e Dafra