Se por um lado muitas montadoras chinesas se esforçam para conquistar ainda mais os consumidores com automóveis mais modernos, por outro algumas fabricantes da China seguem com o costume de copiar veículos já existentes no mercado. Apenas nesta semana surgiram duas novas cópias asiáticas: o Jinma KWM220, que imita o BMW i3, e o Videoev Electric Car, que “lembra” o Volkswagen Fusca.

No caso do Jinma KWM2200, dá para notar logo de cara que se trata de uma cópia. A carroceria do modelo lembra os kei cars japoneses, com cerca de 3 metros de comprimento, 1,4 m de largura, 1,54 m de altura e distância entre-eixos de 1,93 m. As evidências ficam por conta do desenho dos faróis (que inclusive dispõe de iluminação em LED), grade, para-choques, vincos nas laterais, lanternas e tampa do porta-malas.

 
 
Videoev Electric Car, cópia chinesa do Volkswagen Fusca Videoev Electric Car, cópia chinesa do Volkswagen Fusca
Videoev Electric Car, cópia chinesa do Volkswagen Fusca Videoev Electric Car, cópia chinesa do Volkswagen Fusca
Videoev Electric Car, cópia chinesa do Volkswagen Fusca Videoev Electric Car, cópia chinesa do Volkswagen Fusca
Jinma JMW2200 usa elementos que lembram o BMW i3 Jinma JMW2200 usa elementos que lembram o BMW i3
Jinma JMW2200 usa elementos que lembram o BMW i3 Jinma JMW2200 usa elementos que lembram o BMW i3
Jinma JMW2200 usa elementos que lembram o BMW i3 Jinma JMW2200 usa elementos que lembram o BMW i3
Jinma JMW2200 usa elementos que lembram o BMW i3 Jinma JMW2200 usa elementos que lembram o BMW i3
 
 

Por dentro, o modelo chinês traz painel e acabamento bastante simplórios, além de espaço limitado. Há quatro bancos, sendo dois para adultos e os outros dois mais adequados para crianças.

Na motorização, o Jinma é equipado com um propulsor elétrico, com potência de apenas 4 cavalos, alimentado por uma bateria de chumbo em vez da moderna de íons de lítio, que pode ser recarregada em uma tomada convencional durante sete horas. Segundo a marca, o modelo tem autonomia de 120 quilômetros e pode atingir velocidade máxima de 50 km/h. Seu preço inicial é de US$ 4 mil, algo em torno de R$ 12 mil, sem contar os impostos.

Já a cópia do Fusca é de autoria da Videoev. O carro, ao contrário do KWM2200, é mais fiel em relação ao seu “modelo de base”. A carroceria do novo Videoev Electric Car mantém a carroceria com formato mais arredondado, apesar de contar com duas portas extras, e é fabricado com um plástico bastante leve. O interior também segue a linha do Volkswagen, apesar de ainda não ter sido finalizado.

O Videoev vem equipado com um motor elétrico de 30 cv, também com bateria de chumbo, sem dados de consumo revelados. A marca deve comercializar seu novo modelo a partir de 2016, ainda sem preços divulgados. 

Redação

Redação |