Será que o Citroën Basalt vai chegar a atrapalhar as vendas do VW Nivus?

Novo SUV com jeito de cupê chegará às lojas do Brasil no fim do ano e vai enfrentar fortes rivais
Citroën Basalt 2025

Citroën Basalt 2025 | Imagem: Divulgação

Novas modalidades de SUVs vão aparecendo no mercado, o que deverá contribuir ainda mais com o aumento da participação deles no ranking geral, que beira os 45% no primeiro bimestre de 2024. A partir do segundo semestre teremos algumas novidades. Entre as quais estarão o Citroën Basalt e a versão renovada do Volkswagen Nivus. 

VEJA TAMBÉM:

O Citroën Basalt acaba de ser mostrado e deverá corrigir alguns deslizes que foram cometidos nas versões de cinco e sete lugares que já estão no mercado, como a falta de chave canivete, ar-condicionado digital e carregador de celular por indução. Além disso, o visual do SUV da marca francesa pareceu bem mais harmônico do que se esperava. 

Apesar das portas dianteiras serem as mesmas do Aircross, as traseiras são novas e se encaixaram bem no caimento do teto a partir da coluna central. Um detalhe exclusivo do Citroën Basalt é a pequena linha depois da janela da porta-traseira, que foi mostrada na versão conceitual, mas que pode estar na de produção, já que deu um toque charmoso ao carro. 

VW prepara novidades para o Nivus 

Na traseira do Nivus GTS, além do para-choque esportivo, chama atenção o defletor de ar pintado de preto brilhante
Na traseira do Nivus GTS, além do para-choque esportivo, chama atenção o defletor de ar preto brilhante
Imagem: Projeção Kleber Silva

As laternas traseiras mais espichadas que as do Aircross também combinaram com o desenho do carro, que tem um toque de esportividade não apenas pela silhueta de cupê, mas também por outros detalhes, como a extremidade da tampa traseira repuxada, como se fosse um pequeno defletor de ar. 

Pelo visto, quando o assunto é design, o Citroën Basalt terá boas chances de chamar atenção, mas será que será o suficiente para atrapalhar a vida do VW Nivus, um dos principais rivais da Stellantis no segmento de SUVs compactos com jeito de cupê? O modelo da marca alemã teve 6.788 unidades vendidas no primeiro bimestre de 2024 e vai receber mudanças a partir do segundo semestre. 

Serão retoques no visual, bem discretos, que vão se resumir apenas a novos detalhes visuais nas lanternas, farois, para-choques e na grade frontal, o que está previsto para o segundo semestre. Um pouco mais adiante, chega a versão esportiva GTS, com motor 1.4 turboflex, de 150 cv. 

Apenas a partir de 2025 é que o Nivus vai receber novidades no conjunto mecânico, que terá versões híbridas leves flex, com motor 1.5 equipado com sistema de 48V que ajudará a economizar combustível já um motor elétrico ligado ao virabrequim do motor a combustão receberá um impulso nos arranques e retomadas. 

A Volkswagen está se preparando com novidades relevantes para o VW Nivus, que já é um produto bem aceito no mercado brasileiro. Portanto, vai ser difícil a Citroën atrapalhar as vendas do rival, mesmo com o belo visual e outras qualidades, o que inclui o eficiente motor 1.0 turboflex, de 130 cv, que funciona com câmbio CVT, o mesmo que já equipa o Aircross.  

Citroën Basalt 2025
Citroën Basalt 2025 terá linhas elegantes com um toque de esportividade entre as principais qualidades 
Imagem: Divulgação

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Anúncio foi feito durante visita do presidente Lula e entrega de jato para a Azul
MOTOO
Pop 110i ES 2025

Pop 110i ES 2025

A evolução da Honda mais barata do Brasil. Veja como ficou