Com Bluelink, Hyundai é a sétima marca a oferecer serviços conectados no Brasil

Solução de serviços conectados estreia inicialmente na gama HB20 2022
Bluelink, da Hyundai, permite controlar remotamente algumas funções do carro

Bluelink, da Hyundai, permite controlar remotamente algumas funções do carro | Imagem: Divulgação

Depois de Chevrolet (OnStar), Ford (FordPass Connect), Jeep (Adventure Intelligence) e Fiat (Connect Me), a Hyundai anunciou nesta segunda-feira (26) a estreia de sua solução de telemática Bluelink também para o mercado brasileiro. A novidade será oferecida em primeiro lugar a partir da linha 2022 das gamas HB20, HB20S e HB20X. Além das fabricantes generalistas, no segmento de luxo, a BMW, por meio do My BMW, e a Volvo, com o Volvo On Call, também disponibilizam tecnologia semelhante aos consumidores brasileiros.

Assim como os serviços das concorrentes, o Bluelink poderá executar funções como o envio de notificação automática em colisões graves, assistência 24 horas, rastreamento no caso de roubo do veículo, alertas e cuidados com o carro, entre outros recursos. Também será possível obter diagnósticos do veículo, realizar a partida remota, controlar o travamento e destravamento das portas e ainda obter a localização do carro, tudo por meio do aplicativo de mesmo nome. 

A partir do recurso alertas, o usuário pode definir um limite de velocidade máxima que o carro pode alcançar, um intervalo de tempo e dias da semana em que o veículo não deva circular e até um raio de circulação para o carro a partir de um ponto pré-determinado. O Bluelink oferece ainda um outro recurso chamado Alerta de Valet, em que é possível determinar distância máxima a ser percorrida, em metros, velocidade máxima a ser atingida e tempo máximo de motor ocioso. Caso os parâmetros programados sejam violados, uma notificação de aviso é disparada. Para completar, o Modo Valet, acionado pela central multimídia, bloqueia o acesso de terceiros a qualquer função do equipamento”, explica a Hyundai. 

Pela central multimídia também é possível ter acesso a um diagnóstico completo de sistemas do carro, como os airbags, a pressão dos pneus, direção elétrica, entre outros. Da mesma forma, em caso de detecção de falha, será enviado um alerta para o App Bluelink. Nesse serviço é possível consultar relatórios mensais com informações e gráficos comparativos sobre o estilo do motorista ao volante, o que é ideal para aprimorar a experiência de condução, tornando-a mais confortável, conveniente e segura”, completa a fabricante. 

Segundo a Hyundai, o Bluelink será um equipamento de série para o HB20 nas versões Sport e Diamond, para o HB20S no catálogo Diamond e para o HB20X nas opções Diamond e Diamond Plus. Para as demais versões, o Bluelink terá um custo adicional de R$ 1.400. Como o uso de todas as funcionalidades da tecnologia demandam conexão com a internet, é necessário arcar com um custo mensal de R$ 29,90 relativo ao serviço 4G.

Ao contrário de sistemas concorrentes, como o OnStar da Chevrolet, o Bluelink não oferecerá Wi-Fi embarcado. A Hyundai destacou que os donos de unidades anteriores do HB20 (até o ano/modelo 2021) não terão como receber o Bluelink, uma vez que a central multimídia compatível com o recurso conta com evoluções de hardware. Ponto positivo é que o novo aparelho traz suporte ao Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

A Hyundai destaca ainda que realizou um parceria com a Liberty Seguros para os futuros proprietários de modelos da gama HB20 que ativarem o Bluelink. De acordo com a fabricante, “além de contarem com serviço de rastreamento completo, os usuários do sistema terão desconto de 20% nas taxas do seguro para roubo e furto. O desconto total na apólice vai variar conforme a relevância dessas taxas na região de residência do segurado, podendo atingir entre 10% e 15% de redução no preço final do seguro”. 

Por fim, a Hyundai destaca que toda a gama nacional da marca contará com o sistema Bluelink. Provavelmente, no caso do Creta, o recurso será lançado até o fim deste ano em conjunto com a renovação completa do SUV compacto, estreando a linha 2022 do modelo. 

Pedido de assistência pode ser solicitado ao toque de um botão
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Imagem: Divulgação

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