O veterano Land Rover Defender está perto de encerrar seu ciclo de produção, mas ainda lhe resta tempo para um último lampejo de modernidade. A fabricante inglesa em parceria com a Barker Performance Products, empresa sul-africana especializada em customizações especificas para o modelo. Mas a variação da vez não é um para-choque mais invocado ou a instalação de um guincho. O jipão ganhou uma versão para safari com motorização totalmente elétrica.

A novidade é chamada pela marca de Defender Safari EV e ainda é está na fase de protótipo. Segundo comunicado da Barker, o veículo conta com o motor elétrico de 80 cv e 33,6 kgfm de torque para passeio pela savana africana a até 60 km/h. A autonomia das baterias de ion lítio é de 80 km. Já a configuração com os diversos assentos é típica de veículos destinados a safaris no país para observação de animais selvagens e a flora local. Todo conjunto propulsor fica na parte frontal do carro.

O Defender elétrico é um dos destaques da Indaba 2011, tradicional feira de turismo que acontece até esta terça-feira (10) em Durban, na África do Sul. A empresa não divulgou se o veículo será de fato comercializado.

Thiago Vinholes

|