A ideia ainda não saiu das pranchetas, mas isso não a torna menos interessante. O designer chinês Yuhan Zhang de apenas 21 anos projetou o Aqua, a sua proposta de hovercraft compacto para a Volkswagen. Para quem não conhece esse tipo de veículo vale a explicação. Trata-se uma plataforma combinada a uma grande bolsa inflável que permite ao equipamento literalmente deslizar sobre qualquer superfície. É muito usado por forças militares.

Mas o projeto de Zhang é totalmente civil e tem propulsão ecológica, ao menos no papel. O Aqua é movido por um motor elétrico que obtém sua energia a partir da reação química entre oxigênio e hidrogênio. A cabine foi desenhada para apenas dois ocupantes. Já o desenho do carro sugere uma mistura do cupê Scirocco com uma lancha moderna.

Volkswagen Aqua Concept
Divulgação

Veículo tem bolsas de ar deslizantes para andar em qualquer tipo de piso

O desenhista chinês define seu hovercraft como um veículo off-road e até sugere cenários que o Aqua pode encarar. Nas imagens o veículo aparece sobre o mar, neve e grama. Mas o trabalho até agora só rendeu a Zhang a graduação na Universidade de Xihua. A VW ainda não tem planos de fabricar um veículo com essas capacidades...

Thiago Vinholes

|