Considerado um dos principais eventos automobilisticos dos Estados Unidos, o Salão de Chicago foi escolhido pela Dodge para a apresentação do novo Charger SRT8, a versão mais esportiva da série. Revelado à imprensa nesta quarta-feira (9), o sedã de alta performance agora é impulsionado pelo motor 6.4 V8 Hemi de 465 cv e 64,2 kgfm de torque, o mesmo do Challenger SRT8 392. Sua estreia nos EUA, porém, está marcada apenas para o segundo semestre.

O visual do modelo SRT8 segue os princípios da versão Road and Track (R/T) mais recente do Charger, com um esquema de lanternas abrangendo toda a traseira, detalhe inspirado nos modelos Dodge dos anos 60. A parte frontal, por sua vez, difere da opção “médio-esportiva” R/T pela grade central totalmente pintada de preto. São novos também o jogo de rodas aro 20” e o aerofólio traseiro.

De acordo com a fabricante, o Charger SRT8 2012 acelera do 0 aos 100 km/h em 4 segundos e tem fôlego para continuar até os 280 km/h, sua velocidade máxima. Para frear com segurança, o carro traz freios a disco das quatro rodas com pinças Brembo, marca italiana que também fornece componentes para a Ferrari e Maserati. Já o câmbio automático de 5 velocidades passa a contar com borboletas atrás do volante para trocas de marchas.

Além do desempenho mais esportivo, o Charger top de linha vem com bancos concha e volante revestidos de couro, interior com detalhes de alumínio e fibra de carbono e sistema de som Harmon Kardon com 19 auto-falantes, somando 900 watt de potência sonora. O controle do sistema é realizado por um tela touch screen de 8,4” no centro do painel.

Thiago Vinholes

|