Efeito JAC faz preços de compactos caírem

Ford, Citroën, Renault e Peugeot melhoraram itens de série para combater chegada do chinês J3

A parte frontal é idêntica ao hatch | Imagem: Divulgação

Considerado azarão no segmento, o chinês J3, da estreante JAC, causou mais estragos do que se previa. Embora ainda abaixo da otimista meta da marca, o compacto terminou abril como o 15º hatch e 10º sedã mais vendidos e deve galgar mais alguns degraus em maio.

Com preços de R$ 37.900 (hatch) e R$ 39.900 (sedã), o JAC se diferencia sobretudo pela lista generosa de equipamentos que inclui itens como sensor de estacionamento e freios com ABS. Além disso, oferece uma inédita garantia de seis anos para tentar aplacar a relutância do consumidor em adquirir um veículo de uma marca até a pouco desconhecida.

Surpreendentemente, parte das montadoras instaladas no Brasil acusou o golpe e começa a reagir ao melhorar a oferta de alguns modelos rivais do J3. Bom para seus clientes que agora podem se beneficiar de veículos com custo-benefício mais justo – apesar de ainda longe da realidade de outros países.

Confira a seguir o que essas marcas andam oferecendo para se equiparar ao modelo chinês.

Ford Fiesta 2012

Reestilizado no ano passado, o compacto baiano já tinha agradado não só pelo novo visual, mas justamente por ter acrescentado equipamentos úteis ao seu portfólio. Agora, a Ford decidiu promover as versões hatch e sedã nos mercados de São Paulo e Rio de Janeiro. Pelos mesmos preços do J3 e J3 Turin, o Fiesta hatch (R$ 37.900) e Fiesta Sedan (R$ 39.900) com motor 1.6 vêm equipados com direção hidráulica, vidros e travas elétricas, ar-condicionado, computador de bordo, faróis de neblina, além de freios com ABS e airbag duplo. Pena  que é por pouco tempo.

Renault Sandero 2012

Talvez a maior surpresa seja o hatch da Renault. Com mudanças significativas no exterior e no interior, o Sandero 2012 teve o preço reduzido, uma prática rara no mercado. Na melhor das hipóteses, os preços são mantidos apesar dos ganhos. A versão 1.6 Expression, por exemplo, caiu de R$ 34.740 para R$ 33.600, mas a versão 1.0 Expression acrescida dos opcionais é que faz papel de rival direto pdo J3. Sai por R$ 37.500 e traz ar-condicionado, travas elétricas e vidros elétricos dianteiros, alarme, rádio com CD MP3 com comandos no volante, airbags duplos e ABS.

Citroën C3 2012

Considerado um compacto premium pela Citroën, o C3 acaba de chegar à linha 2012 e adivinhem por qual preço: R$ 37.990. Por esse valor, o cliente leva um automóvel com caprichos como bancos de couro (para os primeiros clientes), rodas de liga leve de 15 polegadas, sistema de som da Pioneer, além de trio elétrico, direção elétrica e ar-condicionado manual – o motor é 1.4 como o do J3.

Peugeot 207 2011

A Peugeot prepara uma leve mudança na linha 2012 da família 207 e aproveita para promover a atual linha. Batizada de promoção “Nota Fiscal de Fábrica”, a ação oferece modelos como o 207 hatch 1.4 XR a partir de R$ 31.540 com ar, direção e travas de série, mas a lista de equipamentos pode ser ampliada com outros opcionais e custar parecido com o chinês. Resta saber se o modelo 2012 continuará competitivo.

JAC J3

O compacto chinês ainda leva vantagem por alguns aspectos técnicos como o motor com bloco de alumínio e comando variável de válvulas e pela suspensão traseira independente, porém, não é bicombustível, ao contrário dos rivais nacionais.

Por enquanto, o Fiesta tem sido o preferido do consumidor, com vendas perto de 10 mil unidades mensais. O Sandero vem em seguida com emplacamentos acima de 6 mil carros. Os franceses C3 e Peugeot 207 vendem na casa das 2,5 mil unidades, justamente a meta da JAC com o J3.