Kia vai entrar na briga com Renegade e HR-V

Executivo da marca confirma importação do utilitário esportivo KX3 ao Brasil no próximo ano
Kia KX3 2017

Kia KX3 2017 | Imagem: Divulgação

Com a esperança de que o fim do Inovar-Auto e suas regras rígidas para a importação já no próximo ano, a Kia promete entrar em um dos segmentos mais aquecidos no Brasil e no mundo: o dos SUVs compactos.

O diretor de vendas da Kia Motors do Brasil, Ary Jorge, confirmou ao AUTOO que a empresa vai importar o utilitário esportivo derivado do conceito KX3, apresentado em 2014 na China, ao país a partir de 2017. Menor que o Sportage, o futuro produto permitirá a marca concorrer com Jeep Renegade, Honda HR-V e companhia.

Pelo menos no conceito, o KX3 conta com 4,26 m de comprimento e 1,76 m de largura, números próximos aos do Honda HR-V (4,29 m e 1,77 m, respectivamente). Nos principais mercados globais, o KX3 será oferecido com o interessante motor 1.6 T-GDI (turbo com injeção direta) associado a um câmbio de dupla embreagem com 7 marchas. É bem possível que no Brasil, contudo, o KX3 conte com o mesmo motor 1.6 16V flex já oferecido por aqui.

Já entre os meses de agosto e setembro deste ano, a Kia começará a oferecer por aqui o Cerato renovado e agora fabricado no México. O modelo chegará em um momento onde o segmento dos sedãs médios também está pegando fogo, com a avançada segunda geração do Chevrolet Cruze já nas lojas e o novo Honda Civic prestes a estrear.

Para o primeiro trimestre de 2017 será a vez do Kia Rio desembarcar por aqui também procedente da recém-inaugurada fábrica da sul-coreana no México. O modelo, um hatch de porte intermediário entre os compactos e médios, promete ser uma alternativa em um segmento que perde força por aqui, com o Fiat Punto pedindo por uma renovação e o Volkswagen Polo já fora de linha. A opção sedã do Kia Rio, por sua vez, tem uma parcela importante do mercado para atuar, a qual hoje é dominada pelo Honda City.

Ainda de acordo com o diretor de vendas da Kia, os importadores da marca por aqui não descartam a oferta do já citado motor 1.6 T-GDI, bem como o propulsor 1.0 turbo, configuração que vêm ganhando força por aqui.