Novo Chevrolet Cruze 2017 custa a partir de R$ 90 mil

Nova geração do sedã eleva padrão da versão LT para brigar com o Corolla XEi, mas oferece bem mais conteúdo
Chevrolet Cruze 2017

Chevrolet Cruze 2017 | Imagem: Divulgação

A Chevrolet lança nesta terça-feira (31) a segunda geração do Cruze, sedã médio global que foi apresentado pela primeira vez quase um ano atrás. O modelo, produzido agora na Argentina em vez do Brasil, introduz na categoria várias novidades, entre elas o motor turbo com injeção direta capaz de fazer o 1.4 litro flex render 153 cv e 24,5 kgfm de torque.

Equipado com uma transmissão automática de seis velocidades, o Cruze 2017 é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 9 segundos. O consumo, no entanto, é o ponto onde ele mais evoluiu: agora o sedã é capaz de rodar 7,6 km com um litro de etanol ou 11,2 km com um litro de gasolina, ambos na cidade.

Os preços começam mais salgados: a versão LT custa R$ 89.990, um pouco menos que o Corolla XEi (R$ 91.450), a versão do sedã da Toyota mais vendida no país. Já a LTZ vai chegar às lojas por R$ 96.990, valor que sobe para R$ 107.450 na LTZ+, com todos os itens que incluem aviso de saída de pista de rodagem (com correção), alerta de colisão frontal e ponto cego, banco do motorista com ajuste elétrico e até mesmo assistente de estacionamento para vagas paralelas ou perpendiculares. Basta acionar o sistema que o carro calcula o espaço necessário e controla o volante automaticamente, cabendo ao motorista apenas ir para frente ou acionar a marcha a ré conforme as indicações. 

De série o Cruze LT já traz um bom pacote de equipamentos, com destaque para ontrole eletrônico de tração e de estabilidade, freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) e PBA (frenagem de emergência), direção elétrica, luz de condução diurna, controle de cruzeiro, abertura e fechamento dos vidros por controle remoto, tomada de 12V também para os ocupantes traseiros, revestimento premium dos bancos, OnStar e sistema isofix de fixação de cadeirinha infantil. Além disso, o novo Cruze em sua versão de entrada conta com  assistente de partida em rampas, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, câmera de ré, sensor de estacionamento, sistema de áudio de alta definição e central multimídia MyLink.

Já o Cruze LTZ, um catálogo antes da opção topo de linha LTZ+, acrescenta itens como airbags laterais e de cortina, faróis com regulagem de altura e luz de condução diurna em LED, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, sensor crepuscular, abertura das portas por sensor de aproximação na chave e partida por botão no painel, acionamento da ignição por controle remoto, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, retrovisor interno eletrocrômico, multimídia MyLink com GPS integrado, acabamento da grade e das maçanetas externas em cromo e rodas escurecidas.  

Além do bom pacote de tecnologia embarcada, outro destaque da configuração LTZ+ é o carregamento de celulares por indução. Se o aparelho for compatível com a tecnologia, basta colocar o smartphone em um local específico no console central para que a bateria seja recarregada sem a necessidade do uso de cabos. O sedã também contará com o farol alto inteligente, no qual o motorista pode trafegar com o facho selecionado e, na presença de outro veículo na mão contrária, o recurso se adapta automaticamente para não ofuscar o condutor do outro veículo. 

A Chevrolet também destaca que a nova plataforma adotada no Cruze 2017 permitiu um ganho de 25% na rigidez torcional e uma redução de 21% no peso total, portanto quase 100 quilos a menos obtidos graças ao maior uso de alumínio e ligas de aço mais resistentes. Já o sistema de telemática OnStar estreia o sistema de navegação com indicação por setas de direção no display do computador de bordo do painel. Outra novidade está no deslocamento dos comandos para um pequeno painel no teto, logo acima do retrovisor. Ele também já incorpora o alerta de valet que estreou na S10 2017. Ao ativá-lo, o usuário recebe uma mensagem caso o manobrista se distancie de um raio de 500 metros com o carro. Em caso de concessão do veículo a um terceiro, é possível monitorar o deslocamento do automóvel e saber se ele ultrapassou o limite de velocidade predeterminado. Tudo por meio do aplicativo para smartphones. O alerta de rodízio do OnStar também foi aperfeiçoado recentemente. Agora o motorista é avisado quando seu veículo se aproxima da zona de restrição ou quando se dá partida no veículo em local e horário restrito à circulação. 

Confira abaixo nossa galeria de fotos completa com mais detalhes da segunda geração do Chevrolet Cruze: