Para clientes que precisam de muita proteção a Land Rover agora oferece o Discovery 4 Armoured, uma versão do SUV com blindagem instalada de fábrica. Segundo a marca britânica, a proteção desenvolvida junto da especialista em proteção balística Centigon suporta disparos de armas de grosso calibre, como fuzis e metralhadoras, e resiste a explosão de granadas de mão e a detonação de até 15 kg de dinamite (TNT) abaixo do assoalho.

A proteção inclui elementos extras de aço e kevlar, além de pneus especiais e vidros blindados com abertura limitada em apenas 10 cm, para o caso de apresentação de documentos, por exemplo. Todo equipamentos de segurança rendeu ao Discovery mais 500 kg (sem opcionais), totalizando 3.550 kg. Mas isso não contém o ímpeto do carro, cujo motor 5.0 V8 de 375 cv é capaz de levá-lo do 0 aos 100 km/h em 10s6. Já o câmbio é automático sequencial de 6 marchas.

Por dentro, o Discovery 4 Armoured é exatamente igual ao modelo convencional. Visto de fora, as diferenças são os vidros escurecidos e as luzes de emergência (ele também conta com sirene), que vão atrás da grade frontal. Por conta do peso extra, o SUV blindado teve seu sistema de freios a discos nas quatro rodas reforçado, e, como não poderia faltar em um carro da Land Rover, o veículo vem com o sistema de tração integral Terrain Response com diversos ajustes para situações e terrenos específicos.

O preço do Discovery 4 blindado a LR divulga somente sob consulta e o pedido deve ser feito com antecedência. Como os outros modelos da marca, o lançamento possui garantia de três anos ou até 80.000 km.

Thiago Vinholes

|