Os veículos em circulação no Mercosul terão um novo padrão de placa a partir de 2016. O novo modelo já está sendo utilizado em carros e motos novos do Uruguai desde março deste ano, mas no Brasil, Paraguai e Venezuela, a nova medida começa a valer no dia 1º de janeiro. Por outro lado, a Argentina vai receber o novo padrão somente em abril.

A Casa da Moeda da Argentina solicitou uma prorrogação para o Ministério da Justiça devido a “problemas graves de natureza operacional”, que determinariam “a impossibilidade de cumprir com as entregas das novas placas em tempo hábil”. Na verdade, a Casa da Moeda declarou nula a licitação para terceirizar o trabalho de impressão das novas placas.

Em todos os países, as placas terão o fundo branco, mas no Uruguai são três letras e quatro números. Já no Paraguai, será ao contrário, com três números e quatro letras. Nos outros três países, duas letras, três números e mais duas letras. A categoria do veículo será indicada pela cor da combinação alfanumérica: particular (preta), comercial/aprendizagem (vermelha), oficial (azul), experiência (verde), diplomático (dourado) e colecionador (prateado).

Esse novo sistema vai permitir 450 milhões de combinações.

Veja também: entenda a nova placa do Mercosul
 

Redação

Redação |