Novo VW Polo GTI estreia com 207 cv e condução semiautônoma

Hatch em sua versão esportiva acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos
Volkswagen Polo GTI

Volkswagen Polo GTI | Imagem: Divulgação

Após revelar o facelift para o hatch, que deverá estrear no Brasil em 2022, a Volkswagen apresentou na Europa o Polo GTI com o visual atualizado.

Começando pelo quesito motorização, algo primordial quando falamos de uma versão orientada para a esportividade, o novo Polo GTI preservou o 2.0 turbo sob o capô, porém a potência foi elevada para 207 cv e o torque alcança 32,6 kgfm.

Vale ressaltar que o propulsor aplicado no Polo GTI ainda conta com alguns aprimoramentos adicionais para entregar alta eficiência. Entre seus destaques figuram o sistema de injeção direta e indireta, a central de controle eletrônico do motor com processador de quatro núcleos, entre outros recursos.

O câmbio de dupla embreagem com 7 marchas direciona o torque do motor somente para as rodas dianteiras e, segundo os dados oficiais, o novo Polo GTI acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e a velocidade máxima é de 240 km/h. Os dados de desempenho seguem os mesmos em relação ao Polo GTI ainda vendido na Europa antes da reforma visual aplicada no modelo.

Salto em tecnologia

Mas em termos de tecnologia o hatch deu um salto considerável. Entre os destaques o Polo GTI passa a oferecer o sistema de condução semi-autônoma IQ.Drive Travel Assist. O recurso combina o controle de velocidade adaptativo (ACC) com o assistente de permanência em faixa para manter a direção correta do hatch em uma estrada, por exemplo, porém ainda requer a presença e a atenção do motorista em algumas situações.

De acordo com a VW, o IQ.Drive Travel Assist pode operar entre 0 e 210 km/h, para tanto as vias precisam contar com uma boa qualidade de sinalização horizontal. Aqui no Brasil, já encontramos veículos com recursos semelhantes, como os carros da Volvo equipados com o Pilot Assist. 

No quesito conectividade, o novo Polo GTI recebe a plataforma multimídia mais avançada da Volkswagen na Europa, a MIB3.1. O aparelho oferece diversos serviços online e pode estabelecer conexão com a internet via eSIM. O espelhamento via Apple CarPlay ou Android Auto também passa a ser sem fio.

O novo Polo GTI também seguirá o conceito do Digital Cockpit Pro, no qual o painel de instrumentos digital de 10,25” atua em conjunto com a central multimídia para criar um ambiente mais arrojado no interior.

Por falar na parte interna, estão nos bancos do modelo o famoso tecido xadrez da gama GTI contrastando com as costuras vermelhas. Na Europa, o novo Polo GTI será oferecido em cinco opções de cores (Deep Black Pearl Effect, Smoke Grey Metallic, Kings Red Metallic, Pure White Uni e Reef Blue Metallic) e terá a opção do teto contrastante com pintura preta. 

De série o modelo contará com rodas de liga leve aro 17”, porém a Volkswagen vai oferecer a opção de um jogo aro 18” opcional. Por fim, o modelo também pode receber um sistema de som projetado pela Beats com 300 W de potência e 6 alto-falantes. 

 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Choque de elétricos baratos

Choque de elétricos baratos

BYD Dolphin Mini ou Kwid E-Tech, quem leva a melhor nos modelos a bateria?
Aviação
Embraer estuda jato rival do Boeing 737 e do Airbus A320

Embraer estuda jato rival do Boeing 737 e do Airbus A320

Afirmação foi feita por fontes de um importante jornal dos EUA. Entenda
MOTOO
5 motos 0km para comprar na faixa dos R$ 20 mil

5 motos 0km para comprar na faixa dos R$ 20 mil

Confira opções de modelos interessantes de Honda, Yamaha, Royal Enfield, Bajaj e Dafra