VW Polo 2023: as evoluções que podem estrear no hatch nacional

Se hoje deve em tecnologia, compacto pode surpreender em breve
Novo VW Polo: lanternas passam a contar com prolongamento na tampa do porta-malas

Novo VW Polo: lanternas passam a contar com prolongamento na tampa do porta-malas | Imagem: Divulgação

A atual geração do VW Polo tem o inegável mérito de ter estreado no Brasil, em 2017, a nova concepção de hatches compactos que permeia os atuais modelos da categoria. Isso é traduzido em produtos mais eficientes, seguros, bem equipados e com nível de acabamento bem cuidado.

Se o VW Polo à época trouxe ao mercado os benefícios da moderna plataforma MQB e a competente motorização 1.0 TSI em seus catálogos mais caros, concorrentes mais novos, como é o caso das novas gerações do Chevrolet Onix e do Hyundai HB20, deram um passo além e disponibilizam em suas versões topo de linha recursos avançados de tecnologia. No caso do Chevrolet temos o monitoramento de pontos cegos e o assistente de estacionamento, enquanto o Hyundai conta com o alerta de colisão com frenagem autônoma e ao aviso de saída involuntária de faixa.

Hoje em dia o VW Polo ainda conta com alguns diferenciais, como o painel de instrumentos digital e a inclusão da central multimídia VW Play com tela de 10,1” a partir da linha 2022, mas é inegável que faltam recursos adicionais de eletrônica embarcada.

É provável que a partir do ano que vem, quando o Polo 2023 estrear no mercado, o hatch produzido em São Bernardo do Campo (SP) compense a atual ausência de assistentes de condução com uma novidade muito interessante já revelada na Europa.

Por lá, o novo Polo foi apresentado trazendo o avançado sistema IQ. Drive Travel Assist. A tecnologia é uma combinação entre o piloto automático adaptativo (ACC) e o assistente de permanência em faixa (Lane Assist). Por meio do recurso, o Polo terá efetivamente uma tecnologia de condução parcialmente autônoma.

Semelhante à tecnologia hoje aplicada em veículos premium, como a Volvo com seu Pilot Assist, o IQ Drive Travel Assist que figura no Polo permite que o hatch em uma estrada, por exemplo, consiga se manter no centro da faixa de rodagem respeitando uma distância segura do veículo a frente de forma completamente automática. É claro que a presença e a intervenção do motorista ainda é necessária.

O modelo recebeu ainda a iluminação em LED para os faróis (IQ.Light), tecnologia que vai estrear em breve no Brasil presente no SUV médio Taos. O sistema garante um campo de visão noturno muito superior ao adaptar eletronicamente a distribuição do facho de luz. No novo Polo europeu, as lanternas, além de um visual revisto agora com um prolongamento que avança pela tampa do porta-malas, também agora contam com os diodos emissores de luzes.

Produção em Taubaté

Com poucas mudanças na parte interna, ao menos na Europa o Polo passou a contar com o novo volante multifuncional da marca que estreou na oitava geração do Golf. Completando a lista de evoluções, na dianteira o hatch contará com a guia em LED unindo os faróis, novo elemento de design que está presente nos modelos mais recentes da VW. Todos os detalhes você confere no vídeo abaixo.

Em resumo, se o Polo brasileiro seguir as evoluções do irmão europeu, o que é bem provável, o modelo deverá inaugurar no Brasil a tecnologia de condução semi-autônoma da marca, de quebra entregando recursos como o piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, entre outros.

Faz sentido o Polo atualizado subir de nível por aqui uma vez que a VW deverá seguir com o hatch atual em linha migrando a produção para Taubaté (SP), preservando o compacto sem as evoluções técnicas e visuais como uma alternativa com foco no custo-benefício. Inclusive é dito nos bastidores que o Polo a ser produzido em Taubaté vai resgatar a configuração Track utilizada pela marca aqui no Brasil em catálogos mais acessíveis. O novo Polo 2023 fabricado em São Bernardo do Campo deverá ser lançado ainda no primeiro semestre do ano que vem e muitas evoluções também deverão ser estendidas ao Virtus. Vamos acompanhar de perto todos os detalhes.

 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa