Projeções antecipam futuro SUV que a Renault vai produzir no Brasil

Novidade será um rival para Fiat Pulse e VW Nivus
Projeção do site Kolesa antecipando o futuro SUV nacional da Renault

Projeção do site Kolesa antecipando o futuro SUV nacional da Renault | Imagem: Kolesa/Nikita Chuiko

O site Kolesa publicou nesta quarta-feira (4) duas interessantes projeções antecipando o futuro SUV pequeno que a Renault produzirá no Brasil. 

A novidade, conhecida até o momento por aqui como o projeto HJF, deverá ser o sucessor do Dacia/Renault Stepway, portanto também é um produto que interessa aos europeus. 

Aqui no Brasil, o projeto HJF vai marcar uma série de avanços para as operações da Renault no país. 

Caberá ao SUV pequeno nacionalizar a plataforma CMF-B, a mais sofisticada da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi para modelos compactos. 

Novo motor

Outro avanço significativo é que o SUV trará sob o capô um novo motor 1.0 turbo flex, o qual vai resultar em ganhos consideráveis para a Aliança de modo geral, uma vez que as marcas que a integram terão à disposição um propulsor nacional bem mais eficiente. 

A expectativa é que o crossover derivado do projeto HJF faça sua estreia em nosso mercado no começo de 2024, sendo um rival direto para modelos como o Fiat Pulse, VW Nivus, CAOA Chery Tiggo 3x, entre outros futuros modelos da categoria. 

Estética

De acordo com a interpretação do designer responsável pelas projeções, as quais foram originadas tomando como referência flagras recentes da novidade em testes na Romênia, podemos esperar um visual mesclando traços robustos e, de certa forma, até mesmo arrojados para o futuro SUV inédito da Renault. 

A dianteira terá linhas fortes, com destaque para o conjunto de iluminação bipartido. Na outra extremidade do veículo, a traseira deverá receber lanternas com formas mais elaboradas, avançando consideravelmente na tampa do porta-malas, um traço característico dos modelos recentes da marca. 

Seguindo premissas de sucesso em modelos de origem Dacia, é provável que o crossover pequeno também aposte em diferenciais como um espaço interno mais generoso em relação aos concorrentes diretos, assim como um porta-malas ligeiramente acima da média, quem sabe até se aproximando dos 415 litros do Nivus. 

É fato que o projeto HJF será um lançamento mais do que relevante para a Renault em um horizonte de médio prazo e deve ser acompanhado de perto. 

Projeção do site Kolesa antecipando o futuro SUV nacional da Renault
Projeção do site Kolesa antecipando o futuro SUV nacional da Renault
Imagem: Kolesa/Nikita Chuiko

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise