Renault avança com seu rival para o Jeep Compass

Novidade para os mercados emergentes será revelada neste ano, na Rússia
Renault Kadjar

Renault Kadjar | Imagem: Divulgação

sucesso meteórico do Jeep Compass fez muitas marcas correrem para oferecer modelos semelhantes no Brasil e também nos demais mercados emergentes. A Volkswagen já confirmou que vai atuar no segmento do Compass com um derivado do projeto Tarek, este produzido na Argentina para o mercado regional, assim como os franceses da Renault também avançam com o desenvolvimento de um representante para a categoria. O futuro SUV médio da Renault será fabricado no Brasil e o projeto também será aplicado em outros mercados emergentes como é o caso da China e Rússia além da Coreia do Sul.

Segundo alguns rumores da imprensa especializada global que emergiram nesta semana, caberá à Rússia revelar ao mundo este novo SUV médio da Renault no segundo semestre deste ano no Salão de Moscou. A produção e a venda desse novo SUV no Brasil e demais mercados selecionados da região começará em 2019.

Apostas da mídia onde o novo SUV será produzido dão conta de que ele terá um estilo próximo ao dos utilitários esportivos com ares de cupê, nos moldes do que ocorre hoje com BMW X4, por exemplo. Se isso se confirmar, será uma aposta ousada da Renault em termos estéticos. Como já mencionamos aqui no Autoo, um estilo próximo ao do europeu Kadjar, que ilustra nossa galeria de fotos nesta notícia, é o mais esperado para a novidade.

O futuro SUV médio da Renault, contudo, seguirá a receita de duas vertentes em seu projeto. Uma base “high spec”, destinada à mercados desenvolvidos e com uma estrutura mais nobre e reforçada, provavelmente utilizando a nova plataforma CMF-C ou D (veículos de médio porte); além de outra derivação “access spec” destinada aos mercados emergentes ainda com pouca regulação em termos de segurança automotiva. A arquitetura que deverá ser usada no modelo produzido no Brasil deverá ser a mesma B0 aplicada no Logan, Sandero e Duster nacionais, de concepção mais simples e destinada ao baixo custo.

A receita não é nova e já foi aplicada no Renault Captur brasileiro, que compartilha sua estrutura com o Renault Duster, enquanto na Europa o Captur utiliza uma plataforma bem mais avançada, incluindo motores mais modernos e eficientes.

Vale a pena destacar que, em março, a Renault já convocou a imprensa brasileira para a inauguração da ampliação de sua fábrica de motores no Paraná, de onde poderemos esperar novidades envolvendo o futuro SUV médio da marca por aqui. O evento contará com a cobertura do Autoo e vamos procurar apurar mais novidades por lá.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Choque de elétricos baratos

Choque de elétricos baratos

BYD Dolphin Mini ou Kwid E-Tech, quem leva a melhor nos modelos a bateria?
Aviação
Os novos porta-aviões da China e dos EUA comparados

Os novos porta-aviões da China e dos EUA comparados

Fujian e Gerald R. Ford são como forças aéreas móveis, capazes de se deslocar pelo mundo inteiro
MOTOO
5 motos 0km para comprar na faixa dos R$ 20 mil

5 motos 0km para comprar na faixa dos R$ 20 mil

Confira opções de modelos interessantes de Honda, Yamaha, Royal Enfield, Bajaj e Dafra