VW abre o jogo e revela todos os lançamentos até 2020

Polo esportivo, nova geração da Saveiro... saiba tudo que a alemã lançará em breve no Brasil e região
Volkswagen Atlas 2018

Volkswagen Atlas 2018 | Imagem: Divulgação

A Volkswagen não esconde sua meta de retomar a liderança em vendas no mercado brasileiro e quer se projetar ainda mais na região da América Latina. Para tanto a fabricante alemã mostra uma mudança de postura cada vez mais profunda e realizou algo que dificilmente esperaríamos da montadora: em um evento na Argentina, os executivos anunciaram todos os planos da Volkswagen para nossa região, colocando fim ao mistério dos 20 novos modelos que serão lançados pela companhia até o início da próxima década começando com o Polo. As informações e imagens foram divulgados em primeira mão pelo Argentina Autoblog e a reportagem é assinada por Carlos Cristófalo.

A partir de agora é possível acabarmos com vários boatos, rumores e previsões sobre a gama futura da Volkswagen e partir para os fatos. Começando pelas novidades que estão mais próximas de chegar às lojas, depois do Polo é a vez do sedã derivado Virtus estrear nas concessionárias entre o fim de janeiro e, no mais tardar, o início de fevereiro. Também ainda no primeiro trimestre, a Volkswagen coloca em sua conta de 20 novidades os já revelados Fox Connect e Fox Xtreme, versões de custo-benefício para posicionar o veterano hatch compacto como uma alternativa viável ao Polo. O Fox Xtreme também ocupará o nicho de mercado do extinto CrossFox.

Boa notícia para os fãs de esportividade, é que a Volkswagen acaba de confirmar versões GTS (Gran Turismo Sport) para o Polo e o Virtus. A fabricante não deu detalhes sobre esses modelos, mas não nos custa sonhar com a colocação do motor 1.4 TSI sob o capô do hatch e o sedã ou apostar em uma calibração ainda mais forte para o motor 1.0 TSI atualmente oferecido nas versões Comfortline e Highline com até 128 cv.

Ainda na nova família de compactos que utilizam MQB-A0, se juntarão ao Polo e o Virtus o SUV T-Cross no segundo semestre de 2018, modelo que será mais um rival para a turma de Honda HR-V, Hyundai Creta e cia. Um ponto interessante é que a partir de agora fica claro que o quarto modelo dessa família inédita será a sucessora da Saveiro, como a sigla “NF”, do alemão NachFolger (sucessor), sugere. Apesar de manter o nome, a picape será completamente diferente da Saveiro atual, crescendo em tamanho para rivalizar diretamente com Fiat Toro, Renault Duster Oroch e outras concorrentes que poderão surgir nesse intervalo.

Na gama de modelos atual da Volkswagen, os veteranos Gol e Voyage ganharão uma sobrevida pelos menos no curto prazo. Os modelos foram apresentados no evento argentino com a sigla “AQ” ao lado dos respectivos nomes. Segundo o Argentina Autoblog, a especulação mais forte é que se trata da introdução da transmissão automática de 6 marchas na linha, substituindo o câmbio automatizado hoje oferecido nos modelos. O raciocínio faz sentido até mesmo pela semelhança óbvia com o nome da caixa de câmbio automática, que usa a designação AQ.

Por falar em Gol, a Volkswagen deixou explícito em seu slide revelado ao público argentino de que trabalha em um sucessor do modelo. De acordo com a apuração do Argentina Autoblog, a ideia é que o novo Gol utilize a configuração mais simples de sua plataforma modular, que será chamada de MQB-A00 (MQB-A0 no Polo ou MQB-A em modelos como o Golf). A ideia, com isso, será posicionar o novo Gol como uma alternativa de baixo custo, atingindo patamares de preço do mesmo nível do Renault Kwid. De qualquer forma, resta saber como o up! se encaixará nessa história.

Por falar no subcompacto, outro modelo que chamou muita atenção no slide da Volkswagen reside na designação “A0 CUV”. A sigla faz claramente uma referência a um crossover (CUV, sigla em inglês para Crossover Utility Vehicle) do segmento A0 europeu, portanto de subcompactos. Ao que tudo leva a crer, ele será um modelo menor que o T-Cross. Com isso, a Volkswagen vai oferecer ao público um utilitário esportivo pequeno e mais barato para fazer frente ao nicho de hatches “aventureiros”, no qual o CrossFox contava com excelente aceitação e hoje tem como representantes modelos como o Hyundai HB20X e o Renault Sandero Stepway, apenas para citar alguns.

Diretamente da Argentina, além de melhorias na Amarok já produzida por lá, a América do Sul receberá do país vizinho um novo SUV médio da marca, que pelo menos é chamado de “projeto Tarek”, mas deverá adotar o nome Tharu quando for lançado.

Por fim, como já era esperado, a Volkswagen reiterou a importação de modelos como o Passat e o Golf com os mais recentes facelifts que eles estrearam na Europa, assim como a nova geração do Jetta, sedã médio que deverá ser revelado ainda neste mês nos EUA com a primeira aparição pública prevista para janeiro no Salão de Detroit. Um fato inédito é que a Volkswagen confirmou a importação do Atlas para nossa região, SUV de grande porte com capacidade para 7 passageiros. O modelo inclusive já figurou no Salão de Buenos Aires neste ano em uma espécie de teste para a receptividade do público ao utilitário esportivo.

Por fim, também não podemos esquecer que a Volkswagen formalizou a chegada do elétrico e-Golf e do híbrido Golf GTE também já para 2018 no Brasil e Argentina, modelos que iniciam a presença da marca Volkswagen na área da eletromobilidade em nossa região.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!