Lançado em 2011 no Brasil e re-estilizado em abril de 2015, o Renault Duster já está chegando perto do fim do ciclo de sua primeira geração. Além de ser uma excelente oportunidade para a Renault/Dacia arrumar problemas pontuais no modelo, como a ergonomia, a fabricante prepara algumas surpresas bem interessantes para o SUV.

Segundo a revista inglesa Auto Express, a romena Dacia prepara uma inédita carroceria 7 lugares para o Duster. Segundo alguns rumores, é bem possível que essa novidade receba o nome de “Grand Duster”. Caso tudo isso se confirme, no Brasil o Duster vai se firmar de vez como a opção mais racional dentro da gama Renault, que terá no Captur a opção com design mais sofisticado e destinada a um público que prefere dar vazão ao coração na hora de escolher seu próximo carro.

Mesmo assim, é bom destacar que a equipe da Dacia prepara um visual e uma cabine mais caprichados para o próximo Duster, eliminando o visual espartano demais do modelo atual. Por fora ele deverá manter as linhas robustas que consagraram o SUV, porém com um visual mais moderno.

É esperado que a próxima geração do Duster também cresça em tamanho, atingindo por volta de 4,50 m em sua versão 5 lugares. Para poupar custos, afinal a proposta do Duster é ser acessível, a carroceria 7 lugares ganhará apenas alterações no comprimento, que deverá atingir algo em torno de 4,70 m, e o entre-eixos alongado em relação ao Duster 5 lugares. Com isso, o porta-malas deverá ser bem mais generoso em relação ao Duster atual, alcançando 500 litros em sua configuração 5 lugares e beirando os 650 litros na carroceria 7 lugares com a terceira fileira de assentos rebatida.

Se aqui no Brasil o Duster ganhou como novidades recentes a introdução do motor 1.6 SCe na gama bem como a opção do câmbio automático CVT, na Europa a próxima geração deverá ganhar propulsores bem mais sofisticados como o 1.2 turbo de 124 cv.

Os europeus deverão conhecer a nova geração do Renault Duster por volta do fim deste ano, sendo que para o Brasil a novidade deverá estrear somente em 2018. Sem dúvida nenhuma a nova opção de carroceria vai conferir ao Duster um pacote muito interessante, em especial em um mercado carente de opções 7 lugares mais acessível como é o caso da realidade brasileira. Se você tem família grande e precisa de um carro com essas características, talvez seja interessante esperar. 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |