Renault Kardian: conheça a versão "baratinha" com calotas do SUV

Em primeiro mês de vendas, modelo ainda está longe dos rivais Fiat Pulse e Volkswagen Nivus
Renault Kardian 2025

Renault Kardian 2025 | Imagem: Reprodução

O Renault Kardian chegou há um mês em três versões. Como é de costume das montadoras, apenas a versão top de linha teve suas fotos divulgadas e disponibilizada para testes. Mas o SUV compacto começa na versão Evolution, a mais barata de todas, que custa R$ 112.790.

> Fique por dentro de tudo através do nosso canal do WhatsApp

Em relação às opções mais caras —ainda tem a Techno de R$ 122.990 e a Première Edition de R$ 132.790—, perde itens como freio de mão elétrico, rodas de liga leve, chave presencial, frenagem de emergência e portas USB no banco traseiro. Se comparada à top de linha, ainda vem sem piloto automático adaptativo.

Então olhando por fora o que primeiro chama a atenção são as calotas, mas mais porque elas se parecem muito com rodas de liga leve de 16 polegadas. Este recurso a Renault já usava no Stepway e outras marcas, como a Chevrolet, também adotaram em seus modelos mais baratos.

Renault Kardian 2025
Renault Kardian Evolution perde o volante em duas cores e o console central alto
Imagem: Reprodução

Além disso, o rack de teto é todo preto, assim como a base dos para-choques, e não há o sensor aparente na grade inferior pela falta da frenagem de emergência.

Por dentro, a faixa de tecido no painel é cinza e o volante não é bicolor como nas versões mais caras e sim todo preto. O seletor de marcha segue no formato de joystick, mas o Kardian Evolution perde o console central alto para receber a alavanca de freio de mão, que nas demais tem acionamento elétrico.

Renault Kardian 2025
Renault Kardian Evolution; alavanca de freio de mão e sem porta-USB atrás
Imagem: Reprodução

A versão “baratinha”, no entanto, já vem com seis airbags, piloto automático, painel digital com tela de 7”, central multimídia com tela de 8” e ar-condicionado digital com comandos automáticos.

Também mantém o motor 1.0 turbo de três cilindros de 12V de 125 cv e 22,4 kgfm de torque. A transmissão é sempre automatizada de dupla embreagem com seis marchas.

Equipamentos

  • Evolution: seis airbags, piloto automático, painel digital com tela de 7”, central multimídia com tela de 8”, ar-condicionado digital com comandos automáticos e rodas de 16” com calotas que imitam roda de liga-leve.
  • Techno: acrescenta freio de mão eletrônico, rodas de liga-leve de 17”, chave presencial com partida remota, frenagem de emergência, alerta de colisão frontal e portas USB-C no banco traseiro.
  • Première Edition: acrescenta controle de cruzeiro adaptativo, câmeras que dão visão de 360º, carregador por indução, grade frontal em preto brilhante, luzes de ambiente internas.

Atrás nas vendas

A primeiro mês de vendas do Renault Kardian ainda não fez o SUV incomodar os rivais. Até na última sexta-feira (19), foram registradas apenas 609 unidades do compacto no Renavam.

Quem lidera na categoria é o Volkswagen Nivus, que teve 3.272 emplacamentos neste mês contra 2.166 do Fiat Pulse.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Choque de elétricos baratos

Choque de elétricos baratos

BYD Dolphin Mini ou Kwid E-Tech, quem leva a melhor nos modelos a bateria?
Aviação
Embraer estuda jato rival do Boeing 737 e do Airbus A320

Embraer estuda jato rival do Boeing 737 e do Airbus A320

Afirmação foi feita por fontes de um importante jornal dos EUA. Entenda
MOTOO
5 motos 0km para comprar na faixa dos R$ 20 mil

5 motos 0km para comprar na faixa dos R$ 20 mil

Confira opções de modelos interessantes de Honda, Yamaha, Royal Enfield, Bajaj e Dafra