A divisão argentina da Renault anunciou que, a partir de 2016, passará a fabricar no país “hermano” os veículos Logan, Sandero e Sandero Stepway - atualmente produzidos na América Latina apenas na planta de São José dos Pinhais, no Paraná. A montadora anunciou o investimento US$ 100 milhões na fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, não apenas para receber maquinário e ferramental para a nova linha de montagem mas também para o desenvolvimento de uma nova plataforma – que pode ser a de um sucessor do Clio.

No comunicado, a empresa justificou a adição da nova plataforma como forma de garantir um fôlego extra à fábrica argentina, que hoje produz o Clio, o Fluence e o Kangoo. O posicionamento da marca deu a entender que, sobretudo o Fluence - cujas vendas não são tão expressivas – não deve ir muito longe, já que há a necessidade de uma novidade que dê certa sobrevida à produção no país vizinho.

De acordo com o CEO da Renault Argentina, Terry Koskas, o país “é um local-chave para o grupo Renault para o desenvolvimento da estratégia de produção no abastecimento da região das Américas”. O objetivo, segundo o executivo, é manter esta expansão e também reforçar o posicionamento da marca por lá. Em um período de 20 meses, a marca irá focar no desenvolvimento da rede de fornecedores locais para a produção de peças para o Logan e Sandero e também para a produção de novas peças como assentos, amortecedores, sistemas de exaustão, freios, entre outros. Logan, Sandero e Sandero Stepway feitos na Argentina devem chegar as lojas do país no último trimestre de 2016.

No Brasil, Logan e Sandero são responsáveis por uma parte considerável das vendas da montadora. O hatch é o carro mais vendido da marca, com 10.085 unidades emplacadas até o mês de fevereiro de 2015, seguido do Duster com 5.219 veículos emplacados até o mês passado. O sedã Logan, depois que adotou um visual mais agradável, manteve o bom número de emplacamentos e é o terceiro mais vendido da marca no Brasil.

 
 
Renault Clio Renault Clio
O Sandero Autentique testado pelo iG custa R$ 35.490 O Sandero Autentique testado pelo iG custa R$ 35.490
Sandero e Logan ganham câmbio automatizado EasyR Sandero e Logan ganham câmbio automatizado EasyR
Novo Sandero Stepway: aventureiro com bom custo-benefício Novo Sandero Stepway: aventureiro com bom custo-benefício
Renault Logan Exclusive Renault Logan Exclusive
 
 
Karina Simões

Karina Simões |