Toyota registra SUV de entrada no Brasil

Sem nenhum utilitário esportivo acessível em seu catálogo, novidade tem pedido de patente registrado por aqui
Dianteira do futuro Toyota Raize: inspiração em outros SUVs da marca como o RAV4

Dianteira do futuro Toyota Raize: inspiração em outros SUVs da marca como o RAV4 | Imagem: Reprodução internet

Apesar de a Toyota não confirmar a chegada de SUV abaixo do RAV4 para o mercado brasileiro tão cedo, a marca efetuou o pedido de patente para alguns componentes do Raize, modelo que já foi apresentado no Japão e deriva de um projeto de sua subsidiária de baixo custo Daihatsu.

Os registros feitos junto ao INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, são para o para-choque dianteiro e os faróis. O registro, no entanto, foi feito aqui em nome da Daihatsu, marca que não opera no Brasil há décadas. Ainda não se sabe se a marca tenta disfarçar a chegada do modelo ou se trará a subsidiária de volta para cá.

A segunda possibilidade ainda é válida, pois, um dos entraves do Toyota Raize no Brasil seria seu tamanho compacto, abrindo uma brecha para trazer o modelo sob a chancela da antiga Daihatsu por aqui. Mas vale ressaltar que, apesar de fazer sentido, há poucas chances de a Toyota trazer a sua subsidiária de volta ao mercado brasileiro em especial para a oferta de apenas um modelo. 

O Toyota Raize foi projetado tomando como base a arquitetura DNGA, versão simplificada e voltada a modelos mais acessíveis da plataforma TNGA. Tanto que o Daihatsu Rocky, versão da subsidiária para o Raize, tem apenas 3,99 m de comprimento, 2,52 m de entre-eixos, 1,62 m de altura e 1,69 m de largura. Com porte pequeno, o modelo também é leve: 970 kg.

Enquanto a Toyota ainda não trata o Raize como um produto global, sendo oferecido atualmente apenas no Japão, o modelo por lá usa um motor 1.0 turbo de três cilindros de 98 cv de potência e 14,3 kgfm de torque. O propulsor trabalha sempre em conjunto com uma transmissão automática de relações continuamente variáveis (CVT), enquanto a tração é dianteira ou, opcionalmente, integral.

Resta saber se o tamanho do Raize seria suficiente para agradar ao público brasileiro, uma vez que os SUVs compactos hoje produzidos no país contam com comprimento na casa de 4,20 m. Talvez o Raize possa servir de base para o futuro modelo que será produzido em Sorocaba (SP), algo que, assim que o projeto local avançar e os primeiros protótipos começarem a circular, teremos mais condições de saber.  

Acima o Toyota Raize lançado recentemente no Japão
Acima o Toyota Raize lançado recentemente no Japão
Imagem: Divulgação

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