Toyota Raize: será ele o SUV que a Toyota vai produzir no Brasil?

Modelo conta com plataforma simplificada especial para países emergentes
Dianteira do futuro Toyota Raize: inspiração em outros SUVs da marca como o RAV4

Dianteira do futuro Toyota Raize: inspiração em outros SUVs da marca como o RAV4 | Imagem: Reprodução internet

A estreia oficial do modelo é esperada para novembro, mas uma série de imagens – ao que tudo indica de catálogos comerciais – já nos permitem ter uma ideia muito clara do inédito Toyota Raize.

A novidade é um irmão gêmeo do Daihatsu Rocky, que já abordamos em outro texto aqui no Autoo, e ambos são construídos sobre o novo conceito de fabricação DNGA, uma variante mais simples e de baixo custo – voltada a mercados emergentes – da filosofia construtiva TNGA, que engloba as plataformas mais sofisticadas da Toyota e está presente nas novas gerações de Corolla (plataforma GA-C), RAV4 e Camry (GA-K), entre outros.

Segundo rumores, é grande a possibilidade de que o Toyota Raize será o futuro SUV que a marca japonesa deverá produzir em Sorocaba (SP) a partir de 2021. Para tanto, a Toyota confirmou um aporte de R$ 1 bilhão para desenvolver o projeto local e atualizar a unidade fabril para receber o novo veículo, que vai compartilhar a linha de montagem com Yaris e Etios.

O novo Toyota Raize deverá compartilhar as dimensões com o Daihatsu Rocky, no caso 3,99 m de comprimento, 1,62 m de largura e 1,69 m de altura, com entre-eixos de 2,52 m. Caso isso se confirme, o porte do Toyota Raize seria inferior ao dos principais SUVs compactos do mercado brasileiro – um Honda HR-V, por exemplo, tem 4,32 m de comprimento – mas informações apuradas pela imprensa especializada indiana dão conta de que o Raize poderá ter variantes com entre-eixos e até mesmo o comprimento alongados dependendo do mercado.

Um diferencial do Raize sobre muitos competidores é que a Toyota prepara variantes do SUV com opção de tração integral. Em alguns mercados, a novidade deverá contar com motor 1.0 turbo de 3 cilindros e 12 válvulas entregando 98 cv de potência a 6.000 rpm e torque na casa de 14 kgfm a 2.000 rpm. As opções de câmbio devem residir nas caixas automática CVT e manual de 6 marchas.

Com visual inspirado claramente nos produtos mais recentes da marca, o Raize preserva uma clara identidade frontal com o RAV4. Ao menos o primo Daihatsu Rocky conta com uma gama de equipamentos interessante, como o sistema multimídia de 8”, opção de rodas de liga leve aro 17”, entre outros.

Vamos aguardar a apresentação definitiva do Raize em novembro para sabermos se a Toyota poderá liberar mais informações da novidade.

Imagem, provavelmente de um catálogo de divulgação, revelando o inédito Toyota Raize
Imagem, provavelmente de um catálogo de divulgação, revelando o inédito Toyota Raize
Imagem: Reprodução internet

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa