Toyota Raize: será ele o SUV que a Toyota vai produzir no Brasil?

Modelo conta com plataforma simplificada especial para países emergentes
Dianteira do futuro Toyota Raize: inspiração em outros SUVs da marca como o RAV4

Dianteira do futuro Toyota Raize: inspiração em outros SUVs da marca como o RAV4 | Imagem: Reprodução internet

A estreia oficial do modelo é esperada para novembro, mas uma série de imagens – ao que tudo indica de catálogos comerciais – já nos permitem ter uma ideia muito clara do inédito Toyota Raize.

A novidade é um irmão gêmeo do Daihatsu Rocky, que já abordamos em outro texto aqui no Autoo, e ambos são construídos sobre o novo conceito de fabricação DNGA, uma variante mais simples e de baixo custo – voltada a mercados emergentes – da filosofia construtiva TNGA, que engloba as plataformas mais sofisticadas da Toyota e está presente nas novas gerações de Corolla (plataforma GA-C), RAV4 e Camry (GA-K), entre outros.

Segundo rumores, é grande a possibilidade de que o Toyota Raize será o futuro SUV que a marca japonesa deverá produzir em Sorocaba (SP) a partir de 2021. Para tanto, a Toyota confirmou um aporte de R$ 1 bilhão para desenvolver o projeto local e atualizar a unidade fabril para receber o novo veículo, que vai compartilhar a linha de montagem com Yaris e Etios.

O novo Toyota Raize deverá compartilhar as dimensões com o Daihatsu Rocky, no caso 3,99 m de comprimento, 1,62 m de largura e 1,69 m de altura, com entre-eixos de 2,52 m. Caso isso se confirme, o porte do Toyota Raize seria inferior ao dos principais SUVs compactos do mercado brasileiro – um Honda HR-V, por exemplo, tem 4,32 m de comprimento – mas informações apuradas pela imprensa especializada indiana dão conta de que o Raize poderá ter variantes com entre-eixos e até mesmo o comprimento alongados dependendo do mercado.

Um diferencial do Raize sobre muitos competidores é que a Toyota prepara variantes do SUV com opção de tração integral. Em alguns mercados, a novidade deverá contar com motor 1.0 turbo de 3 cilindros e 12 válvulas entregando 98 cv de potência a 6.000 rpm e torque na casa de 14 kgfm a 2.000 rpm. As opções de câmbio devem residir nas caixas automática CVT e manual de 6 marchas.

Com visual inspirado claramente nos produtos mais recentes da marca, o Raize preserva uma clara identidade frontal com o RAV4. Ao menos o primo Daihatsu Rocky conta com uma gama de equipamentos interessante, como o sistema multimídia de 8”, opção de rodas de liga leve aro 17”, entre outros.

Vamos aguardar a apresentação definitiva do Raize em novembro para sabermos se a Toyota poderá liberar mais informações da novidade.

Imagem, provavelmente de um catálogo de divulgação, revelando o inédito Toyota Raize
Imagem, provavelmente de um catálogo de divulgação, revelando o inédito Toyota Raize
Imagem: Reprodução internet

Assine a newsletter semanal do AUTOO!