Veja a rara Volkswagen Kombi Furgão 2014 quase 0 km com preço de Nivus novo

Oferecido por R$ 130 mil, o utilitário só rodou 546 km e ainda mantém tudo como veio de fábrica
VW Kombi Furgão

VW Kombi Furgão | Imagem: Reginaldo de Campinas/Reprodução

Assim como o Fusca, a Kombi fez parte da história de muitos brasileiros. Não é para menos... Robustez, mecânica confiável e peças baratas sempre foram alguns dos predicados destes dois ícones de grande sucesso da Volkswagen.

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No caso da van, em 1953 vieram as primeiras unidades da Alemanha totalmente desmontadas e montadas em solo brasileiro em regime de CKD (Completely Knocked Down) pelo grupo Brasmotor. No entanto, no final de 1957 passou a ser o primeiro veículo da Volkswagen fabricado no Brasil e com produção mais longa até então. Produzido até 2013, lá se foram 56 anos de trajetória e mais de 1,56 milhão de unidades produzidas do modelo, sendo que o Brasil foi o último país no mundo a “aposentar” a "Velha Senhora".

Curiosidades à parte, a Kombi ainda é também o veículo mais usado por empresas, segundo pesquisas recentes, mesmo tendo saído de linha há mais de 10 anos. Em toda a sua trajetória, a Kombi teve três configurações básicas de carroceria: Standard, Pick-up e Furgão.

É dessa última variante, o exemplar ano-modelo 2013/2014 que está à venda através do famoso comerciante de veículos raros e antigos Reginaldo de Campinas. De acordo com a descrição colada no vidro da van, trata-se de um modelo “0 km e sem uso”, ainda que o hodômetro denuncie 546 km.

Kombi 2014 ficou "na caixa"

Volkswagen Kombi Furgão
Volkswagen Kombi Furgão sem uso, com plástico no banco e do jeito que saiu da linha de montagem
Imagem: Reginaldo de Campinas/Reprodução

Seja como for, o que importa é o estado geral do veículo em si, sem marcas do tempo e nem mesmo o amarelamento de reservatório do líquido de arrefecimento. Em outras palavras, o modelo “ficou na caixa”, conforme o Reginaldo costuma dizer em seus vídeos.

O veículo conta com um motor 1.4 de quatro cilindros em linha e refrigerado a água, emprestado do VW Polo alemão, mas adaptado para a tecnologia flexível 1.4. Com isso, esta unidade “à moda brasileira” conseguiu render até 80 cv com etanol e 78 com gasolina, enquanto que o torque declarado é de 12,7 kgfm (etanol) e 12,5 kgfm (gasolina). A transmissão é a consagrada manual de quatro marchas da Kombi mais antiga e a tração, obviamente, é traseira. 

Por dentro da Kombi Furgão, chama a atenção a simplicidade exagerada sem nenhum tipo de proteção extra, a não ser o tapete de borracha no assoalho do “salão” e do nicho junto ao estepe. Fora isso, não há nenhum reforço para proteção contra riscos ou amassados de cargas mais pesadas (a capacidade é de até 1.000 kg). É claro que tudo isso sempre foi pensando no baixo custo de produção frente à concorrência.

Se você gostou deste raríssimo exemplar e quer ter na sua coleção, é bom preparar o bolso, o psicológico e, claro, esquecer o lado racional. À venda por R$ 130 mil, o valor é equivalente ao de um VW Nivus Comfortline 200 TSI 2024 0 km que é vendido por R$ 130.890, segundo o configurador do site da marca.

Volkswagen Kombi Furgão
Volkswagen Kombi Furgão não vem com os vidros  laterais, apenas com o traseiro na tampa do porta-malas
Imagem: Reginaldo de Campinas/Reprodução

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VW Kombi Furgão

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Volkswagen Kombi Furgão

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