Veja o Ford Corcel 1986 0 km que está à venda por R$ 155 mil

O "cupê fastback" ficou décadas hibernando em uma antiga concessionária da marca
Ford Corcel 1986

Ford Corcel 1986 | Imagem: GG World Premium Classic Cars

Com o projeto herdado da Willys e da Renault, o Ford Corcel apareceu pela primeira vez no Brasil em 1968, inicialmente com carroceria sedã de quatro portas - para concorrer com VW 1600 “Zé do Caixão” - e, no ano seguinte, a cupê com duas portas. Com novos carros chegando ao mercado brasileiro como o Dodge 1800 (1973), Chevrolet Chevette (1973) e VW Passat (1974) a marca precisava se mexer.  Foi aí que veio o Corcel II, em 1977.

VEJA TAMBÉM:

Com desenho bastante moderno para a época, essa geração só foi lançada com carroceria de duas portas e estilo fastback, com linhas do teto levemente caídas até a traseira. Agradou principalmente o público jovem da época. Internamente, o destaque era o interior bastante espaçoso e com portas enormes que favorecia o acesso ao banco traseiro.

É dessa geração o exemplar que Alex Fabiano, mais conhecido como GG está vendendo. A unidade, em especial, é de 1986, ou seja, o último ano de fabricação do Corcel, mas o que a torna ainda mais especial é que é 0 km, sem uso! No hodômetro, os insignificantes 166 km rodados não deixam mentir de que se trata realmente de uma raridade absoluta.

O veículo ficou décadas guardado na extinta concessionária Buchalla de Presidente Prudente, e depois o dono da loja o vendeu para o caçador de raridades Reginaldo de Campinas até ser vendido para um colecionador e que, nessas idas e vindas, acabou parando nas mãos do GG.

Pintado na cor branca, é impressionante ver que nem o tempo conseguiu apagar a vivacidade e o brilho, assim como a forração do teto, tudo branquinho e sem amarelamento ou manchas do tempo. Outro detalhe são os frisos cromados externos das laterais e das molduras muito bem preservadas, mais um claro sinal de que o exemplar “hibernava” em garagem coberta e protegida. 

Cápsula do tempo

Ford Corcel 1986
Ford Corcel 1986 tem painel do Del Rey nas últimas unidades fabricadas do modelo
Imagem: GG World Premium Classic Cars

Já quem vê o cofre do motor, não acredita que se trata de um carro fabricado há quase 40 anos. Até a tampa acrílica da caixa de fusíveis não perdeu a sua transparência, assim como os reservatórios do fluido de freio, líquido de arrefecimento, lavador do para-brisas e reservatório de gasolina para partida a frio, considerando que se trata de uma versão a álcool (etanol).

Aliás, o motor é o clássico quatro cilindros 1.6 CHT, conhecido por equipar a família Escort e Del Rey e modelos da linha Volkswagen como o Gol e seus derivados, na época da Autolatina - grupo formado entre Ford e a VW nos mercados brasileiro e argentino, entre 1987 e 1996. Com 71,6 cv disponíveis a 5.000 rpm de potência e 11,9 kgfm de torque a 2.400 rpm, este propulsor - apesar de não contar com a eficiência e durabilidade dos posteriores AP de origem VW -  são conhecidos por serem mais econômicos. No Corcel, por exemplo, conforme fichas técnicas da época, o consumo chegava a pouco mais de 13 km/l na estrada, utilizando o etanol como combustível. 

Entramos em contato com a loja GG World Premium Classic Cars para saber o preço da relíquia. Por R$ 155 mil, o Corcel L 1986 branco pode ser seu. Fabricado no Brasil, de 1968 até 1986, o Corcel chegou a ganhar alguns feitos importantes como a eleição feita pela revista Auto Esporte  como “O Carro do Ano” em 1969, 1973 e 1979. Durante seus 18 anos de produção, somou 1,4 milhão de unidades produzidas e a popularidade dele rendeu “frutos”, como as peruas Belina e Del Rey Scala, a picape Pampa e o sedã Del Rey.

Ford Corcel 1986
Ford Corcel 1986 está igual ao dia em que saiu da linha de montagem da marca em São Bernardo do Campo (SP)
Imagem: GG World Premium Classic Cars

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

Ford Corcel 1986

Ford Corcel 1986

Ford Corcel 1986

Ford Corcel 1986

Ford Corcel 1986

Ford Corcel 1986

Ford Corcel 1986

Ford Corcel 1986

Ford Corcel 1986

Ford Corcel 1986

Ford Corcel 1986

Ford Corcel 1986

Ford Corcel 1986

Ford Corcel 1986

Recomendados por AUTOO

Youtube
Honda City hatchback: para  órfãos do Golf e do Cruze

Honda City hatchback: para órfãos do Golf e do Cruze

Modelo é compacto na categoria, mas oferece espaço interno generoso. Veja avaliação
Aviação
5 jatos comerciais que não vendem nada

5 jatos comerciais que não vendem nada

Aviões são modernos e capazes, mas quase nenhuma companhia aérea os encomendou, inclusive um Embraer
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!