A BMW lançou comunicado na última sexta-feira (5) confirmando que o conceito Vision EfficientDynamics ganhará uma versão de produção em breve. Apresentado pela primeira vez no Salão de Frankfurt de 2009, o protótipo chama atenção por sua motorização híbrida, constituída por um motor três cilindros turbodiesel e mais dois elétricos. Combinados, geram uma potência de até 356 cv e 81,5 kgfm de torque. A apresentação do primeiro modelo comercial é prevista para 2012, ao passo que seu lançamento deve ocorrer no ano seguinte.

Não só a motorização diferenciada, o Vision também conta com uma avançada aerodinâmica e é construído com materiais muito leves, como titânio, plástico e principalmente fibra de carbono. Outro destaque do carro é o câmbio DCT de seis marchas e dupla embreagem. Segundo dados da BMW, o modelo conceitual, que carrega quatro ocupantes, é capaz de atingir os 100 km/h partindo da imobilidade em 4s8 e tem velocidade máxima de 250 km/h limitada eletronicamente.

Além do desempenho esportivo, o conceito, como seu próprio nome em inglês diz, é altamente eficiente. A BMW diz que o carro roda em média 26,5 km/l. Com um tanque de 24 litros, sua autonomia é de 700 km. O veículo também pode andar somente com a força dos motores elétricos, cujas baterias de íon lition lhe dão um alcance de até 50 km. O protótipo pode ser conferido pelo público brasileiro no Salão de São Paulo, onde é uma das atrações no espaço da marca alemã no evento.

Thiago Vinholes

|