Após um hiato de pouco mais de dois anos, o Polo está de volta ao Brasil. O hatch compacto premium , lançado pela primeira vez no país em 2002, volta a ser um divisor de águas para a Volkswagen agora, com sua nova geração global.

A montadora alemã diz que o modelo é começo de uma nova fase da marca, que quer recuperar espaço perdido nos últimos anos. Por isso, o Polo 2018 chega com a missão de colocar a Volks na vanguarda da tecnologia automotiva. Além do visual moderno e da plataforma MQB, a mesma do Golf, o hatch estreia um painel 100% digital além de vários equipamentos de ponta dependendo da configuração. 

Na parte mecânica, serão três motores e duas transmissões que equiparão quatro versões com preços entre R$ 49.990 e R$ 69.190. Confira:

Volkswagen Polo 1.0 – R$ 49.990

É o Polo de entrada com motor 1.0 de 3 cilindros aspirado com 84 cv de potência com etanol (torque de 10,4 kgfm). Na prática, é a versão “psicológica: custa menos de R$ 50 mil para dar a impressão de ser acessível, mas deve responder por cerca de 20% das vendas.

Principais equipamentos de série: ar-condicionado, direção com assistência elétrica, 4 airbags, alarme, chave canivete com telecomando, suporte para celular, computador de bordo, trava elétrica e vidros elétricos nas 4 portas, rádio com CD-Player, Bluetooth e entradas de mídia, dentre outros. 

Opcionais: "Connect Pack" (central multimídia com espelhamento para smartphones, volante multifuncional, controles de estabilidade e tração com bloqueio eletrônico do diferencial e rodas de liga leve aro 15" por R$ R$ 3.340) e o "Safety Pack" (display multifuncional e os controles de tração e estabilidade com o bloqueio eletrônico do diferencial por R$ 1.050). 

Volkswagen Polo MSI 1.6 – R$ 54.990

É a versão intermediária e “racional”. Utiliza o conhecido motor 1.6 16V, porém, em relação ao "primo" Fox, no novo Polo o 1.6 MSI entrega até 117 cv de potência (120 cv no Fox) e 16,5 kgfm de torque. A alteração pode ser creditada a uma redução no consumo de combustível do modelo. Assim como a versão de entrada, o Polo MSI será oferecido somente com câmbio manual de 5 marchas. 

A configuração oferece os mesmos itens de série e opcionais do Polo 1.0, mudando apenas o motor. 

Volkswagen Polo Comfortline 200 TSI 1.0 – R$ 65.190

Aqui está o “novo” Polo, com motor turbo de injeção direta retrabalhado para oferecer nada menos que 200 Nm de torque (daí o número), ou seja, 20,4 kgfm já a 2.000 rom – a potência é de 128 cv com etanol. A transmissão aqui passa a ser somente a automática de 6 marchas. 

Principais equipamentos de série: os mesmos do Polo 1.0 e MSI 1.6 acrescidos dos controles de tração e estabilidade com bloqueio eletrônico do diferencial, 4 falantes e 2 tweeters, rodas de liga leve aro 15", volante com regulagem de altura e profundidade, central multimídia com espelhamento de smartphone, trio elétrico, descanso de braço com porta-objetos, saídas de ar para o banco traseiro e porta USB, faróis de neblina com luz de conversão estática, dentre outros. 

Opcionais: "Tech I" (chave presencial, partida por botão, controlador de velocidade de cruzeiro, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, retrovisor interno eletrocrômico, rodas de liga leve aro 16", volante multifuncional com borboletas para trocas de marcha, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis por R$ 2.990) e "Tech II" (todos os presentes no Tech I acrescido de monitor da pressão dos pneus, ar-condicionado automático digital, câmera de ré, detector de fadiga, porta-luvas refrigerado, porta-malas com ajuste variável de espaço, dentre outros ao custo total de R$ 4.840).  


Volkswagen Polo Highline 200 TSI 1.0 – R$ 69.190

É a versão topo de linha do novo Polo 2018, trazendo o mesmo conjunto mecânico do Polo Comfortline, mas custa R$ 4 mil a mais por conta da lista de equipamentos.

Principais equipamentos de série: todos os itens do Polo Comfortline mais chave presencial, partida por botão, ar-condicionado digital, sensor de estacionamento traseiro, controlador de velocidade de cruzeiro, rodas de liga leve aro 16", central multimídia com espelhamento de smartphones, volante multifuncional com borboletas para troca de marcha e detalhes de acabamento em plástico preto brilhante, dentre outros. 

Opcionais: revestimento interno de couro, "Tech High" (sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, indicador da pressão dos pneus, porta-malas com ajuste variável de espaço, antena no formato "barbatana", câmera de ré, detector de fadiga, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, central multimídia com navegador integrado por R$ 3.585) e "Technology Pack" (todos os itens do "Tech High" acrescidos de rodas de liga leve aro 17" e painel de instrumentos digital combinado com a central multimídia por R$ 5.990).  

A gama de cores do novo Polo 2018 contempla as sólidas Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado, além das metálicas Cinza Platinum, Azul Night, Prata Sirius e Prata Tungstênio. O novo Polo conta com três anos de garantia total de fábrica.

Com a chegada do novo Polo às lojas a partir de novembro, a expectativa da VW é posicionar o modelo entre os cinco carros mais vendidos do Brasil. A previsão é que a versão Comfortline 1.0 TSI deverá responder pela maior parte das vendas, com 40% do mix. Veja mais informações e nossa avaliação do modelo nos próximos dias no AUTOO.

 
 
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
 

 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/