“Proporções inovadoras para animar a categoria dos SUVs compactos. Vamos criar novas ondas no segmento”. É com essas duas frases que o pessoal da Volkswagen em sua matriz alemã pretende destacar toda a relevância que a apresentação do muito aguardado T-Roc tem para a empresa. A expectativa não é sem razão uma vez que em especial na Europa e no Brasil a categoria dos crossovers e SUVs compactos passa por um franco crescimento. Logo, ter um produto competitivo nessa segmentação de mercado mostra-se vital atualmente. 

Além de liberar uma ilustração do modelo, a Volkswagen também apresentou um vídeo oficial (confira abaixo) que já nos permite notar alguns elementos de design do veículo de produção, como as lanternas e o jogo de luzes na dianteira, lembrando que a apresentação do T-Roc já está definida para o próximo dia 23.

Claro que a Volkswagen ainda faz muito mistério sobre os elementos técnicos do modelo, mas adianta um detalhe interessante. A dianteira contará com uma grade de grandes proporções, que será integrada a um conjunto de iluminação duplo. A receita mostra-se de muito sucesso em modelos como a Fiat Toro e a dupla Citroën C4 Picasso e Grand C4 Picasso, sendo que o recurso de design colabora para criar um visual mais arrojado para a dianteira do carro.

Segundo o comunicado desta quarta-feira (16), a Volkswagen explica que os faróis ocuparão um lugar próprio na dianteira, enquanto as luzes de direção e a luz diurna ficam em um nicho separado, localizado no para-choque frontal.

Embalando tudo isso, a Volkswagen promete um “design progressivo para a carroceria e uma série de inovações” para o segmento.

Vale destacar que o T-Roc será produzido no Brasil e é um dos modelos que compõem a nova família de compactos da Volkswagen por aqui, que começa a ser formada pela nova geração do Polo, o sedã Virtus e também uma inédita picape compacta-média que chegará para disputar mercado com Renault Duster Oroch e cia. 

Essa nova gama utilizará a moderna plataforma modular MQB, uma garantia de alto nível de segurança (como notamos no Golf) e que também permite a adoção de vários equipamentos avançados de conforto e proteção.

Enquanto o Polo será lançado por aqui em novembro e o Virtus ainda no primeiro trimestre de 2018, é bem possível que o T-Roc ainda chegue ao mercado no mais tardar no último semestre do ano que vem. Com certeza será um modelo muito competitivo e que irá mexer com a categoria hoje liderada pelo Honda HR-V.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/